PROFESSORAS DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO E SEUS CONHECIMENTOS ACERCA DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS EM GEOMETRIA

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. http://orcid.org/0000-0003-1694-851X
  • Fabiane Pittas Síveris Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10900

Palavras-chave:

Educação Matemática nos anos iniciais. Geometria. Materiais Manipuláveis.

Resumo

Compreender os conhecimentos de professoras do ciclo da alfabetização acerca da utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Geometria constituiu-se objetivo desta investigação. Para tanto, a produção de dados ocorreu no contexto das reuniões de um grupo de práticas colaborativas em Educação Matemática, cuja temática eleita para estudos e reflexões, no momento da investigação, fora a Geometria.  O referencial teórico possibilitou discutir questões sobre a formação para o ensino desta área do conhecimento, causas e consequência de seu "abandono" no ensino básico, como também as contribuições dos materiais manipuláveis para abstração de conceitos geométricos. Em termos metodológicos, adotou-se a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, ao construir itinerários de recolha de informações por meio das observações dos encontros com o grupo, catalogação dos materiais existentes nas escolas em que as docentes atuavam e o desenvolvimento de um roteiro de entrevista semiestruturada. Ao concluir o trabalho de campo, é possível fazer a inferência de que os conhecimentos sobre os materiais manipuláveis ainda são insuficientes, uma vez que na teoria as professoras reconhecem a relevância e contribuição deste recurso à aprendizagem de seus alunos, mas, na prática, sua adoção tem sido realizada de forma descontextualizada, o que acarreta na incompreensão das propriedades matemáticas existentes e possíveis de serem compreendidas a partir de sua exploração.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ambos da UFSCar; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, INMA, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Fabiane Pittas Síveris, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campus Naviraí).

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Publicado

2024-06-07

Edição

Seção

Artigos