O Programa Saúde na Escola no cenário da COVID-19 – Estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10943

Palavras-chave:

Programa Saúde na Escola, Escola, Professores, COVID-19, Temáticas.

Resumo

Objetivou-se com esse estudo verificar de que formas a COVID-19 foi abordada no contexto escolar e a interlocução com o Programa Saúde na Escola neste cenário. Estudo de caso de abordagem quantitativa-descritiva realizado em duas escolas do município de Crato-Ceará, Brasil. Contou com a participação de 35 professores que responderam a um questionário elaborado pelo Google Forms com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram compilados para o editor de planilhas Excel, organizados por meio de tabelas, gráficos e figuras com análise a partir da literatura inerente à temática. Os aspectos éticos foram cumpridos de acordo com as orientações estabelecidas pela Resolução nº 466 de 2012 do Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde. Dentre os professores, 60% declararam desconhecimento total acerca do programa e 48,6% que não saberiam apontar sua relevância mediante sua insipiência no tocante a proposta. Dentre eles, apenas 22,9% afirmaram ter participado de uma a três ações inerentes ao programa, e que tais atividades são planejadas pelos professores, profissionais de saúde e a gestão escolar. Com relação à condução de atividades com foco na COVID-19, 48,6% confirmaram tais práticas, a partir de estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas. Os temas debatidos em sala de aula foram a situação vacinal, globalização, adaptações da escola, problemas sociais e familiares e as fake news. Para tanto, verifica-se que os desafios dos professores foram diversos e complexos no contexto da COVID-19, requerendo um novo posicionamento do programa no tocante ao trabalho em situações de crise e emergência sanitária.

Biografia do Autor

Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho, Universidade Estadual do Ceará - UECE Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidados - GPFRIDA

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - UECE

Rafael Bezerra Duarte, Universidade Estadual do Ceará - UECE Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidados - GPFRIDA

Enfermeiro. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UECE.

Olga Maria de Alencar, Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Tocantins

Enfermeira. Doutora e Mestra em Saúde Coletiva - Universidade Estadual do Ceará.

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva.

Professora adjunta do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará.

Docente efetiva dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) e da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

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Publicado

2024-04-09

Edição

Seção

Artigos