Importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na formação profissional do Engenheiro Agrônomo: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11231

Resumo

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório na formação do Engenheiro Agrônomo, sendo que sua repercussão ainda é um tema pouco explorado e, para tanto, este estudo tem a finalidade de analisar a importância do TCC na formação profissional dos estudantes do curso de Agronomia, considerando a ocupação profissional de seus egressos. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, utilizando métodos qualitativos e quantitativos e foi produzido por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo 50 egressos do curso de Agronomia que concluíram o TCC e estão inseridos no mundo do trabalho. Os resultados indicam que o TCC pode ser uma atividade relevante na atuação profissional futura e depende como o mesmo é conduzido, da área de estudo e das expectativas individuais

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão
Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo -
UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é
Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e
Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado
pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica
do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional,
educação superior e educação do campo. 

Ricardo Batista Job, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Sou Técnico Agrícola pela Escola Técnica de Agricultura de Viamão/RS - ETA/2002. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/2012. Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - PPGSPAF - UFPel /2015. Doutor em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - PPGSPAF - UFPel/2019. Trabalhei com Agricultores Familiares na região de Encruzilhada do Sul/RS, em áreas de produção, infraestrutura e Crédito Rural. Em 2012 fiz estágio e trabalhei com levantamento topográfico com receptor GPS/GNSS RTK para Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Em 2020 trabalhei como autônomo na elaboração de Projetos Técnicos credenciado à Cooperativa de Crédito CRESOL. Tenho experiência com software de CAD, experimentação agrícola e análise de dados.

Gabriela Berguenmaier de Olanda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas. Durante o mestrado e doutorado adquiriu experiência nas áreas de Plantas Bioativas, Manejo Fitossanitário e Sementes. Também possui Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pela UniCesumar. Trabalhou como educadora na Associação Comunitária Escola Família Agrícola da Região Sul (AEFASUL) e professora substituta no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Atualmente está cursando o curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Sertão) e participando de grupo de pesquisa na Área da Educação. 

Márcio Luis Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), Licenciatura Plena em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão (2016), Especialização em Administração pela Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Doutorado em Agronomia (2010) pela mesma Instituição. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Sertão-RS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo e Manejo de Água, atuando principalmente nos seguintes temas: edafologia, manejo e conservação da água e do solo, uso de água na agricultura e práticas e metodologias do ensino de solos no ensino técnico de nível médio e superior.

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Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos