O Prejuízos na saúde mental e nos papéis ocupacionais de universitários durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11451

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe aos estudantes não só a preocupação com o adoecimento e risco de contaminação e morte, mas alterou repentinamente suas rotinas devido a necessidade da realização das atividades remotas de ensino em suas casas, interferindo assim o desempenho de seus papéis ocupacionais e, consequentemente podendo comprometer a saúde mental destes. Objetivo: Identificar sintomas de ansiedade e depressão em universitários em atividades remotas de ensino e possíveis consequências no desempenho de seus papéis ocupacionais durante a pandemia. Método: Participaram da pesquisa 112 universitários de cursos de saúde e humanas de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Foram utilizados quatro instrumentos sendo: Questionário sociodemográfico com aspectos da rotina e vida acadêmica; Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais; Questionário sobre saúde do paciente (PHQ 9); Patient Health Questionnaire  (PHQ 4). Os dados do questionário sociodemográfico foram analisados por meio de cálculos de estatística descritiva e os dados dos instrumentos conforme protocolo de análise destes. Resultados: Verificou-se que 67,8% dos universitários apresentaram sintomas de depressão e 29,5% de ansiedade. Identificou-se alterações na rotina alimentar, de sono, na prática de atividades físicas, acréscimo das atividades domésticas, alteração nos relacionamentos interpessoais e dificuldades acadêmicas, diminuição dos papéis de estudante, religioso, trabalhador, voluntário e passatempo e aumento de atividades nos papéis de membro da família, serviços domésticos e cuidador. Assim, são necessárias medidas de suporte para os universitários voltadas à reestruturação das suas rotinas, ao resgate das relações e de gestão saudável da vida acadêmica, de seus papéis ocupacionais e à mitigação dos sintomas emocionais.

Biografia do Autor

Rafaela Magalhães Jesus, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Marília.

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Marília.

Izabela Moura Mussinati Gouvea, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Marília.

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Marília.

Meire Luci Silva, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Marília.

Professora Assistente Doutora do curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marilia, SP, Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência – CNPq.

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Publicado

2024-12-19

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Seção

Artigos