PREVENÇÃO EM CARTAZ

SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO MEIO PARA PREVENÇÃO A INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11482

Resumo

A Biologia é uma ciência autônoma, com características próprias que devem ser levadas em consideração em seu ensino como disciplina escolar. Uma forma de aproximação da Biologia com o ensino e aprendizagem é a abordagem do Ensino por Investigação (EnI), que pode ser desenvolvida a partir de Sequências de Ensino por Investigação (SEI). Entre os conteúdos biológicos, o assunto de Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) tem relevância para saúde dos adolescentes. O tema de saúde preventiva é levado em consideração pela Organização das Nações Unidas, por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, referente a saúde e bem-estar. De acordo com o Ministério da Saúde, a região Nordeste encontra-se entre as primeiras regiões com alta contaminação por algumas IST (Brasil, 2022a; Brasil, 2022b). Assim, indaga-se: Como uma Sequência de Ensino por Investigação pode auxiliar na Alfabetização Científica de estudantes na Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? Objetivou-se analisar se uma Sequência de Ensino por Investigação pode auxiliar na Alfabetização Científica de estudantes em Prevenção a IST. A SEI “Prevenção em Cartaz” foi aplicada com estudantes da 1ª série de uma escola estadual de tempo integral de Alagoas. Empregou-se a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, realizado de forma exploratória e para análise dos dados foi utilizada a Análise de conteúdo. A partir do EnI, os estudantes sistematizaram conhecimentos formais e consolidaram os conhecimentos iniciais, bem como, corrigiram confusões ligadas às ações de prevenção a IST. Os estudantes reconheceram como meios para prevenção: uso de preservativos, realização de exames periódicos e diálogo com parceiros sexuais. Assim, a SEI pode ser um instrumento na promoção da Alfabetização Científica importante para a prevenção a IST, proporcionando aos estudantes construir conhecimento acerca do conjunto de ações que podem evitar a contaminação por essas infecções.

 

Palavras-chave: Natureza da Biologia; Ensino de Biologia; Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis; Ensino por Investigação.  

Biografia do Autor

Gilberto, Universidade Federal de Alagoas

Gilberto Costa Justino é Doutor em Biologia Vegetal pela Unicamp. Professor da Universidade Federal de Alagoas, Grupo de Pesquisa Aspectos Estruturais e Funcionais de plantas em Biomas do Nordeste Brasileiro (UFAL), com organização e funcionamento dos organismos vivos e ecofisiologia de espécies arbóreas.

Maria Danielle, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Maria Danielle Araújo Mota é doutora em Educação Brasileira, Eixo Ensino de Ciências pela UFC. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI- UFC) e Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC- UFAL). 

Downloads

Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Artigos