Por uma educação de qualidade nas comunidades educativas de serviço educativo aos e com os pobres nas comunidades educativas da Rede La Salle Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12196Resumo
A pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem como objetivo analisar as concepções dos educadores que exercem a docência, no ano de 2019, nas Instituições lassalistas de serviço educativo aos e com os pobres, situadas no Brasil. Aborda os desafios, os limites e as possibilidades da oferta de educação de qualidade em contextos de vulnerabilidade social, e de que forma tais concepções se relacionam com o ideário educativo lassalista e os dispositivos legais que versam sobre o direito à educação. Os dados, coletados por meio da análise documental e do questionário, são analisados com base na Técnica de Conteúdo. Dentre os principais achados, destacam-se: a) as escolas de serviço educativo aos e com os pobres ofertam uma educação de qualidade por meio do fortalecimento das relações familiares e comunitárias; da promoção da educação humana e cristã; da integração e partilha de experiências na comunidade educativa; b) a gestão dos recursos econômico-financeiros é um desafio para a manutenção das Escolas; c) a necessidade da formação continuada dos educadores contemplar reflexões acerca dos documentos considerando que eles conferem uma identidade à educação lassalista; e d) importância da continuidade de políticas, de programas e da proposição de estratégias e ações específicas, em nível de Província, que reafirmam a centralidade do serviço educativo aos e com os pobres. Portanto, o direito à educação de qualidade, firmado em dispositivos legais internacionais e nacionais e no ideário lassalista, é um direito indispensável para a efetivação dos direitos essenciais à dignidade humana.
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