O direito ao debate sobre o que é educação de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12307Resumo
O objeto de pesquisa do presente artigo é a educação de qualidade vista de uma perspectiva histórica e conceitual. O problema da investigação é a amplitude que se atribui à discussão conceitual sobre a educação de qualidade. O que é, afinal, uma educação de qualidade e que elementos precisam ser considerados nesse debate? Sabe-se que desde a sua implementação, o discurso sobre a educação de qualidade percorreu caminhos tanto sobre a qualidade educacional da perspectiva gerencial e de mensuração de resultados educacionais, quanto do ponto de vista didático-pedagógico e decorrências no processo de aprendizagem. Por isso, o objetivo principal deste artigo é elucidar aspectos históricos e conceituais sobre a educação de qualidade, desde os primeiros movimentos em 1958, até os marcos regulatórios internacionais no século XXI. A ideia é estabelecer linhas de raciocínio que auxiliem na discussão sobre a natureza da educação de qualidade e sua aplicabilidade prática. A metodologia deste artigo é do tipo qualitativa e quanto aos seus objetivos é de natureza exploratória. O procedimento técnico de investigação foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que a discussão sobre a educação de qualidade exige tratamento sob olhar multidimensional, contemplando-se aspectos conceituais e dimensões extra e intraescolar, visando identificar influências internas e externas na potencialização ou fragilização da qualidade educacional.
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