Transgressão x importação: O romance em foco
DOI:
https://doi.org/10.18316/13Resumo
O presente artigo visa a realizar uma (re)leitura acerca do processo de ascensão do romance europeu, a partir do século XVIII, bem como analisar a disseminação desse gênero em países periféricos, como o Brasil. Para isso, buscar-se-á a análise de aspectos sobre a história e a teoria romanesca, a fim de que se possam compreender as relações entre transgressão e importação no limiar da narrativa brasileira.
Palavras-chave: Romance, literatura brasileira, teoria literária.
Abstract: his paper intends to show the process of European novel growing, since the18th century, as well as to analyze the dissemination of this gender in peripheral countries like Brazil. For that, it will be necessary the analysis of history and novel theory’s aspects, leading to understand the relations among offence and importation in the beginning of Brazilian narrative.
Keywords: Novel, Brazilian Literature, Literary Theory.
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.