Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03

Plínio Carlos Souza Corrêa Junior, Emilene Corrêa Souza, Zilá Bernd

Resumo


O artigo trata da apresentação da Antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil, projeto que visa a apresentar um panorama da poesia afro-brasileira, desde suas origens em 1859 até 2010, procurando resgatar a memória social do negro no Brasil e o conseqüente processo de formação de uma consciência de ser negro. A antologia busca preencher uma lacuna na Educação Básica brasileira,  fornecendo material para professores de literatura e cultura afro-brasileira, com vistas às mudanças no ensino após a promulgação da Lei nº. 10.639/03. Discutese o impacto da referida lei e analisamse seus problemas legais,  principalmente a falta de explicitação das formas como se dará a capacitação docente para o processo ensino-aprendizagem de cultura e história afros.

Palavras-chave: Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Lei nº. 10.639/03. Memória Social; Identidade.

Abstract: This article presents the Antologia de poesia  afro-brasileira: 150 anos de  consciência negra no Brasil,  Project that presents a comprehensive survey of the african  brazilian poetry, since it’s roots in 1859 up to 2010, attempting to bring back the social memory of black people in Brazil and the process of a black consciousness formation. The anthology attempts to fill a gap in the brazilian Basic Education, providing material to Literature and African brazilian Culture teachers, accordingly to the changes in teaching after the sanctioning of the Law 10.693/03. The impact of this law is discussed and its legal problems are analyzed, emphasizing the lack of indication on how the teachers training will work, aiming the teaching-learning process of african brazilian culture and history.

Keywords: African Brazilian Literature; Basic Education; Law 10.639/03. Social Memory; Identity.

Palavras-chave


Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Memória Social; Identidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/17

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ISSN: 2236-6377

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