Os saberes e os processos discursivos de objetivação do professor
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.3498Palavras-chave:
Professor, Discurso, Objetivação.Resumo
Neste trabalho, propomos, sob a base teórico-metodológica da análise do discurso, apoiada nos trabalhos de Michel Foucault, uma reflexão acerca de enunciados que objetivam o professor brasileiro, tomando-o como o portador de conhecimentos múltiplos. Interessa-nos, especialmente, observar enunciados, publicados nos mais diversos meios de comunicação, que colocam em evidência a preparação intelectual/profissional do professor. Partimos do princípio de que, embora em cada época, conforme as sociedades e os discursos que as constituem, os ditos sobre professor se (re)configuram, são os saberes que manipulam o elemento central reconstituído na memória discursiva. Essa memória, por sua vez, é impregnada de significados, determinados por fatores de ordem histórica e pelas funções que os enunciados exercem no interior de práticas, discursivas e não discursivas, que sustentam certas verdades para o que se deve compreender como essencial no exercício docente e que comparecem nos modos de objetivar o sujeito/profissional professor. Desse modo, retomaremos, neste estudo, alguns elementos constitutivos dessas complexas relações que ancoram o entrecruzamento entre linguagem, sociedade e história nos processos de discursivização do professor.
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