Discursos e identidades: uma análise do ensino de inglês nos documentos oficiais

Autores

  • Janaina de Jesus Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3651

Palavras-chave:

Discurso, Ensino de Inglês, Identidade, PCN.

Resumo

Neste estudo, buscamos responder a como os documentos federais que regem o ensino médio abordam as contribuições do ensino de língua estrangeira para a formação das identidades dos educandos. Nesse sentido, visamos compreender a produção de identidades a partir de enunciados nas Leis de Diretrizes e Bases, nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio, ao tratar da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Concluímos que os documentos apontam para uma perspectiva de educação enquanto processo que aumenta saberes e produz identidades para o exercício da cidadania, mas há um silenciamento dos conflitos pertinentes a construção tanto dos saberes como da identidades.

Biografia do Autor

Janaina de Jesus Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas - DCH VI, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/CAr. Líder do Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso - AUDiscurso/CNPq.

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Publicado

2018-01-09

Edição

Seção

Dossiê