Discursos e identidades: uma análise do ensino de inglês nos documentos oficiais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3651Palavras-chave:
Discurso, Ensino de Inglês, Identidade, PCN.Resumo
Neste estudo, buscamos responder a como os documentos federais que regem o ensino médio abordam as contribuições do ensino de língua estrangeira para a formação das identidades dos educandos. Nesse sentido, visamos compreender a produção de identidades a partir de enunciados nas Leis de Diretrizes e Bases, nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio, ao tratar da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Concluímos que os documentos apontam para uma perspectiva de educação enquanto processo que aumenta saberes e produz identidades para o exercício da cidadania, mas há um silenciamento dos conflitos pertinentes a construção tanto dos saberes como da identidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.