O professor e sua ilusão de “domínio”: uma análise discursiva da prática pedagógica escolar no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Carolina Fernandes Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.4020

Palavras-chave:

Discurso Pedagógico Escolar, Ilusão de Domínio, Sujeito-enunciador, Discurso Autoritário.

Resumo

 Nesse artigo, propomos uma reflexão à luz da Análise de Discurso Francesa (AD) sobre o que significa “ter domínio de classe ou da turma” e “ter domínio do conteúdo”. Para isso, partimos da análise de sequências discursivas (SD) que retratam a prática pedagógica escolar no ensino de língua portuguesa para buscar compreender de que modo as duas formas específicas de ilusão do sujeito-professor, a ilusão de domínio do sujeito e a ilusão de domínio da língua (o conteúdo), contribuem para a manutenção do sujeito no lugar de mero enunciador (Orlandi, 2012). Como resultado, observamos que tanto o professor quanto o aluno se colocam como mero enunciadores/repetidores do discurso pedagógico escolar tradicional cristalizado e preservado pelo discurso do tipo autoritário. Espera-se, com essa reflexão, fazer pensar as formas de escape dessa regulação do sujeito e da linguagem. 

Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Letras pela mesma instituição. Professora Adjunta no curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Líder do grupo de pesquisa Estudos Pêcheutianos.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Edição

Seção

Dossiê