Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4062Palavras-chave:
Educação Matemática, Estudos Surdos, Pós-estruturalismo, Normalização.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para alunos surdos sobre o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho advêm do campo da Educação Matemática convergente às teorizações pós-estruturalistas. O material de pesquisa escrutinado é constituído por um conjunto de textos escritos pelas docentes sobre seus alunos e as aulas de matemática. A estratégia metodológica posta em ação para operar sobre os materiais orientou-se pela análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. O exame mostrou a presença de práticas normalizadoras, circulando nas aulas de Matemática, que atuam na constituição de modos específicos de ser aluno e também regulam as práticas pedagógicas das educadoras. Percebe-se que, no limite, a matemática escolar é concebida como uma ciência transcendental pautada por características como a abstração e o formalismo, normalizando e conduzindo as condutas dos sujeitos escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.