Formação de professores/as pesquisadores/as: contribuições e implicações do método cartográfico para as pesquisas em educação
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4370Palavras-chave:
Formação do Professor-pesquisador, Pesquisa em Educação, Método Cartográfico.Resumo
Este artigo apresenta reflexões teóricas acerca do campo educacional na pós-modernidade e as contribuições do método da cartografia social para as pesquisas em educação, considerando a formação de professores/as-pesquisadores/as. Tem como objetivo central discutir as contribuições e as implicações do método cartográfico para os processos formativos no campo educacional, perpassando: a gênese do método cartográfico e suas principais características; a diferenciação da cartografia tradicional e da cartografia social; o papel do professor/a-pesquisador/a no método cartográfico; os princípios básicos da pesquisa cartográfica; e os desafios que se apresentam no campo educacional, em especial da pesquisa qualitativa em educação. Como perspectiva metodológica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a fim de apresentar o método, sua gênese e contribuições para um fazer implicado/engajado no campo educacional a partir do diálogo teórico. Diante desses diálogos, apontamos que o método cartográfico contribui para a formação de professores/as-pesquisadores/as no sentido de promover o processo formativo e autoformativo à medida que nos desloca a pensar e a experimentar novas decisões metodológicas de modo a buscar singularidades, narrativas contextuais e inventivos caminhos na aventura de pesquisar. Estes processos descritos em pistas implicam em buscar saídas para escapar de grades e narrativas homogeneizadoras e correr riscos ao deslocar pontos de vista tidos como certos e adequados às decisões metodológicas adotadas, e que nos possibilite contagiar tantos outros/as pesquisadores/as, que, como nós, buscam novos caminhos e novos olhares na pesquisa em educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.