Edição e sociabilidades intelectuais. A edição das obras completas de Rui Barbosa.

Autores

  • Gabriela Albanás Couto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas Souza Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ione Ribeiro Valle Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-7496-3959

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4534

Palavras-chave:

História da Educação, Intelectuais, Rui Barbosa.

Resumo

Resenha da obra Edição e sociabilidades intelectuais. A edição das obras completas de Rui Barbosa, escrita pelo Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais. A obra expressa o resultado de ampla pesquisa histórica e historiográfica, na qual o autor buscou, sobretudo, conhecer, a partir do movimento em torno da publicação das Obras Completas de Rui Barbosa, quais os intelectuais que mais se destacavam no país naquele momento e que redes de sociabilidade constituíam.

FARIA FILHO, L. M. de. Edição e sociabilidades intelectuais. A edição das obras completas de Rui Barbosa. Belo Horizonte: Autêntica/Editora da UFMG, 2017. 299 p. R$ 54,90.

Biografia do Autor

Gabriela Albanás Couto, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga. Mestre em Educação pela Univerisdade de São Paulo. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC) e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB). 

Lucas Souza Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC) e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB).

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V, com Pós-Doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS. Professora do Centro de Ciências da Educação da Univerisdade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC) e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB). Bolsiste de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Edição

Seção

Resenha