Formação continuada em serviço: metatexto das memórias de professores do Ensino Fundamental em fase final de carreira
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4577Palavras-chave:
Formação Continuada em Serviço, Formação de Professores, Metatexto, Professores em Fase Final de Carreira, Professores Experientes.Resumo
Este artigo visa comunicar parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo desvelar as memórias de professores do Ensino Fundamental em fase final de carreira da Rede Municipal de Ensino de Blumenau (SC) sobre a formação continuada em serviço, vivenciada em suas carreiras docentes. Realizou-se uma pesquisa socio-histórica, de abordagem qualitativa, sustentada em Gatti e Barretto (2009), Davis, Nunes e Almeida (2011), Nóvoa (2009; 2013) e Imbernón (2010; 2011). Os dados foram gerados por meio de cartas pessoais e técnica de complemento. O método de análise empregado foi a Análise Textual Discursiva. A pesquisa envolveu 14 professores em fase final de carreira da Rede Municipal de Ensino de Blumenau (SC). Os resultados indicaram as seguintes marcas positivas: diferentes modalidades formativas; relevância do curso do Magistério em nível de Ensino Médio; cursos do governo federal; formadores da própria rede de ensino e de profissionais externos; formação durante o horário de trabalho; formações por áreas específicas do conhecimento e grupos menores; encontros formativos mensais ou quinzenais; espaço de formação comum; troca de experiências; parceria entre professor experiente e iniciante; protagonismo do professor; equilíbrio entre teoria e prática; formação na escola; e análise de situações problemáticas. Em relação às marcas negativas, os dados revelaram: problemas em relação à eficiência e à qualidade da formação ofertada pelos formadores da SEMED; ausência de formações inovadoras e atraentes; práticas ocasionais, ausência ou descontinuidade na formação; pouco tempo disponível para a realização da formação; falta de acolhimento no período de inserção profissional; ausência do trabalho colaborativo; comodismo, desinteresse do professor na formação; descontinuidade de políticas educacionais eficazes; opiniões dos professores não são ouvidas; e excesso de teoria distante da prática. Recomenda-se ouvir os professores em fase final de carreira e realizar diagnóstico das suas necessidades formativas para elaborar uma política de formação continuada.
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