Estado e políticas públicas para a juventude rural
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5635Palavras-chave:
Estado, Juventude Rural, Políticas Públicas.Resumo
Neste trabalho há a tentativa de promover uma breve revisão de literatura sobre algumas concepções de Estado e a atuação do mesmo em relação às políticas públicas voltadas para a juventude rural. Na primeira parte, há a exposição de algumas concepções de Estado, como as concepções contratualistas e marxista. Logo em seguida, discute-se sobre os sistemas liberais e neoliberais, bem como sobre o desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo na América Latina e Brasil, para demonstrar como esses sistemas adotados pelo Estado influenciam na organização econômico-social em relação às políticas públicas para a juventude rural do país que disputa por espaço na agenda pública. Como metodologia, foi utilizada revisão bibliográfica, com a leitura de autores como Manet (2015), Tocqueville (2010) que discutem sobre as concepções de Estado contratualista e liberal, bem como Engels e Marx (1986) que apresentam um contraponto a estas concepções por meio da teoria das lutas de classe; como também Dardot (2016), Castelo (2012) e Burginski (2018) que discorrem sobre os sistemas neoliberais e neodesenvolvimentistas. Para a abordagem sobre políticas públicas voltada para o jovem rural, o artigo dialoga, Barcellos (2015), Galindo (2014) dentre outros que permitem visualizar as dinâmicas das estruturas políticas do Estado na atuação da formulação de políticas públicas voltada para jovens rurais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.