Práticas discursivas orais envolvendo materiais impressos e narrativas ficcionais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5690Palavras-chave:
Letramento Emergente, Práticas Discursivas, Narrativas Ficcionais.Resumo
Inspirados por estudos sobre letramento emergente, que indicam a importância dos processos interacionais e práticas discursivas na constituição do sujeito dito letrado, neste artigo propomos uma discussão acerca de práticas discursivas orais envolvendo situações interacionais entre uma criança e seus diferentes interlocutores. Nesta perspectiva, evidenciamos as práticas em que há a presença de materiais impressos contendo narrativas ficcionais mediando as interações. O conjunto de dados considerado no estudo insere-se em uma proposta de pesquisa mais ampla, envolvendo o “percurso narrativo” dessa criança, ‘E’. O material coletado tem caráter longitudinal e naturalístico, sendo composto por filmagens cotidianas feitas pelos pais. Nossas análises preliminares destacam uma predominância de situações interacionais e práticas discursivas orais envolvendo livros de histórias infantis e textos da literatura clássica infantil lidos para ‘E’ principalmente pela mãe. A partir dos referenciais teóricos aos quais nos filiamos, entendemos que o estabelecimento dessas práticas é capital para a “captura” (LEMOS, 2002) da criança por esse universo simbólico e para sua entrada no funcionamento da língua, marcada tanto por seus gestos, vocalizações e falas, quanto pela interpretação do adulto e sua relação com a história narrada.Downloads
Publicado
2020-08-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.