Práticas discursivas orais envolvendo materiais impressos e narrativas ficcionais

Autores

  • Kariny Amorim Vanderlei Universidade Federal de Alagoas
  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5690

Palavras-chave:

Letramento Emergente, Práticas Discursivas, Narrativas Ficcionais.

Resumo

Inspirados por estudos sobre letramento emergente, que indicam a importância dos processos interacionais e práticas discursivas na constituição do sujeito dito letrado, neste artigo propomos uma discussão acerca de práticas discursivas orais envolvendo situações interacionais entre uma criança e seus diferentes interlocutores. Nesta perspectiva, evidenciamos as práticas em que há a presença de materiais impressos contendo narrativas ficcionais mediando as interações. O conjunto de dados considerado no estudo insere-se em uma proposta de pesquisa mais ampla, envolvendo o “percurso narrativo” dessa criança, ‘E’. O material coletado tem caráter longitudinal e naturalístico, sendo composto por filmagens cotidianas feitas pelos pais. Nossas análises preliminares destacam uma predominância de situações interacionais e práticas discursivas orais envolvendo livros de histórias infantis e textos da literatura clássica infantil lidos para ‘E’ principalmente pela mãe. A partir dos referenciais teóricos aos quais nos filiamos, entendemos que o estabelecimento dessas práticas é capital para a “captura” (LEMOS, 2002) da criança por esse universo simbólico e para sua entrada no funcionamento da língua, marcada tanto por seus gestos, vocalizações e falas, quanto pela interpretação do adulto e sua relação com a história narrada.

Biografia do Autor

Kariny Amorim Vanderlei, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca). Mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutor em Linguística pelas Universidades de Harvard (2014), Université de Paris X (2010) e Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França (2004). Professor Titular dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisador filiado ao CNPq. Coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME). Líder do Grupo de Pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C).

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos