Representações gráficas em livros didáticos de biologia: uma análise de manuais do professor

Autores

  • Renata Araujo Lemos
  • Mariana Guelero Valle Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.5877

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino de Biologia, Imagens, Prática Pedagógica, Pesquisa Documental.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as orientações sobre representações gráficas presentes nos manuais do professor em coleções de livros didáticos de biologia aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Como referencial metodológico, foi utilizada a análise de conteúdo. A partir da investigação, foram elaboradas seis categorias: linguagem, finalidades, aprendizagem, habilidades, relação entre disciplinas e orientações ao professor quanto ao uso das representações gráficas em situações de ensino. Esta pesquisa trouxe evidências de que apesar do livro do aluno possuir uma variedade de tipos de representações gráficas, os manuais do professor se restringem a apresentar orientações pontuais geralmente com sugestões direcionadas a apenas algumas tipologias e não incluem explicitamente como o educador poderia utilizar representações gráficas no planejamento e avaliação de suas aulas.

Biografia do Autor

Mariana Guelero Valle, Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Biologia

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos