Representações gráficas em livros didáticos de biologia: uma análise de manuais do professor

Renata Araujo Lemos, Mariana Guelero Valle

Resumo


Este trabalho objetivou analisar as orientações sobre representações gráficas presentes nos manuais do professor em coleções de livros didáticos de biologia aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Como referencial metodológico, foi utilizada a análise de conteúdo. A partir da investigação, foram elaboradas seis categorias: linguagem, finalidades, aprendizagem, habilidades, relação entre disciplinas e orientações ao professor quanto ao uso das representações gráficas em situações de ensino. Esta pesquisa trouxe evidências de que apesar do livro do aluno possuir uma variedade de tipos de representações gráficas, os manuais do professor se restringem a apresentar orientações pontuais geralmente com sugestões direcionadas a apenas algumas tipologias e não incluem explicitamente como o educador poderia utilizar representações gráficas no planejamento e avaliação de suas aulas.


Palavras-chave


Livro Didático; Ensino de Biologia; Imagens; Prática Pedagógica; Pesquisa Documental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i3.5877

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000