Pessoas Surdas no Ensino Superior: percepções de estudante surdo, estudante surda e professoras ouvintes sobre o processo educacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6250Palavras-chave:
Ensino Superior, Estudantes Surdos/as, Processo Educacional.Resumo
Diferente de diversas abordagens clínicas sobre as pessoas surdas, os Estudos Surdos as compreendem como seres sócio-histórico-culturais que constroem suas perspectivas de mundo por meio das experiências visuais. A partir dessa visão, desenvolvemos uma pesquisa que teve como objetivo analisar as percepções de um estudante surdo, uma estudante surda e duas professoras ouvintes do curso de Licenciatura em Pedagogia sobre os processos educacionais desenvolvidos com as pessoas surdas. Esse estudo, realizado numa instituição de ensino superior privada, que adotava a política de educação inclusiva, pode ser caracterizado como de natureza qualitativo-descritiva. Por meio de entrevista com os participantes e as participantes da pesquisa, pudemos demarcar uma maior aproximação com suas experiências educativas, sempre as relacionando com o contexto pesquisado. Tomando como referência a análise de conteúdo, organizamos os dados em categorias, subcategorias e unidades de registro, enfatizando as convergências e divergências existentes nas transcrições das entrevistas. Os dados revelaram que o processo educacional do estudante surdo e da estudante surda estava condicionado à presença de intérprete de Libras, e, na sua ausência, às estratégias gesto-visuais de algumas professoras. Diante disso, entendemos que é necessária uma mudança nas concepções epistemológicas vigentes no âmbito educacional, na direção de superar visões padronizadas de ser humano, estabelecer uma política linguística que considere a relação indissociável entre língua e cultura e rediscutir a formação de professores, tomando a inclusão como fenômeno que envolve todo sistema educacional.
Palavras-chave: Ensino Superior; Estudantes Surdos/as; Processo educacional.
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