Evocações narrativas de gestores escolares acerca das políticas de saberes e fazeres da gestão

Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães

Resumo


Neste artigo analisamos o processo de formação continuada de gestores escolares durante os anos de 2015, 2016 e 2017 nos municípios maranhenses de Codó, São João do Sóter e Olinda Nova, evidencia como problema de pesquisa: quais saberes e políticas curriculares são tecidas nas narrativas de gestores escolares no processo de formação continuada? O objetivo foi: compreender quais os saberes e políticas curriculares são tecidas nas narrativas de gestores escolares da educação básica. A abordagem de pesquisa é qualitativa, utilizando como dispositivos metodológicos a narrativa escrita e a observação participante com 10 (dez) gestores escolares, que foram selecionados dentro de um recorte maior por suas vivencias e experiências a mais tempo na gestão escolar. Como pedagogos e formadores de professores que somos, e que dialogamos na pesquisa com gestores também formados em pedagogia, chegamos aos resultados de que as narrativas dos gestores apontam seus saberes, políticas e práticas oriundos do seu trabalho cotidiano, fruto das suas necessidades, expectativas e desejos, e assim criam currículos que revelam potenciais de transformação e que alertam para mudanças substanciais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico no contexto escolar. As conclusões elucidam experiências instituintes de políticas democráticas de gestão que são construídas na cultura escolar onde os gestores desenvolvem o trabalho pedagógico e que se tornam uma via indispensável de consolidação de uma educação pública, democrática e de qualidade social.


Palavras-chave


Gestão Escolar Democrática; Currículo; Formação Continuada; Narrativas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i2.6430

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000