Evocações narrativas de gestores escolares acerca das políticas de saberes e fazeres da gestão
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6430Palavras-chave:
Gestão Escolar Democrática, Currículo, Formação Continuada, Narrativas.Resumo
Neste artigo analisamos o processo de formação continuada de gestores escolares durante os anos de 2015, 2016 e 2017 nos municípios maranhenses de Codó, São João do Sóter e Olinda Nova, evidencia como problema de pesquisa: quais saberes e políticas curriculares são tecidas nas narrativas de gestores escolares no processo de formação continuada? O objetivo foi: compreender quais os saberes e políticas curriculares são tecidas nas narrativas de gestores escolares da educação básica. A abordagem de pesquisa é qualitativa, utilizando como dispositivos metodológicos a narrativa escrita e a observação participante com 10 (dez) gestores escolares, que foram selecionados dentro de um recorte maior por suas vivencias e experiências a mais tempo na gestão escolar. Como pedagogos e formadores de professores que somos, e que dialogamos na pesquisa com gestores também formados em pedagogia, chegamos aos resultados de que as narrativas dos gestores apontam seus saberes, políticas e práticas oriundos do seu trabalho cotidiano, fruto das suas necessidades, expectativas e desejos, e assim criam currículos que revelam potenciais de transformação e que alertam para mudanças substanciais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico no contexto escolar. As conclusões elucidam experiências instituintes de políticas democráticas de gestão que são construídas na cultura escolar onde os gestores desenvolvem o trabalho pedagógico e que se tornam uma via indispensável de consolidação de uma educação pública, democrática e de qualidade social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.