Escola e comunidade: investigando a participação popular e vínculos para o exercício da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6685Palavras-chave:
Educação Básica, Participação da Comunidade, Cidadania, Democracia.Resumo
A cidadania ao longo da história se limitava aos privilégios das classes sociais com maiores poderes aquisitivos e relevância sociocultural. Atualmente, as democracias caracterizam-se pela busca de igualdade dos direitos civis, políticos e sociais dos indivíduos e grupos. Assim, foi investigada a participação popular e os vínculos entre a escola e a comunidade através do exercício da cidadania nos espaços colegiados do ambiente escolar. Estudo de caráter exploratório e quantitativo, foi composto por escolas da Educação Básica das zonas urbanas e rurais do município de Lagarto/SE com o Programa Saúde na Escola. As informações foram obtidas através de entrevistas e questionários com os diretores das escolas investigadas a respeito da autoria do Projeto Político Pedagógico (PPP), da composição dos Conselhos Escolares e do desenvolvimento de atividades extracurriculares. Participaram do estudo 48 escolas, das redes estadual e municipal, com representatividade de instituições das zonas urbanas e rurais. Em relação à composição dos conselhos escolares, a comunidade local não foi representada, entretanto, a gestão escolar esteve presente em 100% das instituições. Na elaboração do PPP, houve representatividade de professores (95%), seguida por gestão escolar (87%), e alunos (40%). Assim, evidencia-se reduzida vinculação entre a escola e a comunidade local, pais, estudantes e moradores, quando comparada à participação da gestão escolar. Portanto, faz-se necessário o estímulo e apoio das instituições educacionais para o fortalecimento da vinculação entre escola e comunidade local, a favor do exercício da cidadania.
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