Decolonialidade e geografia escolar: revisitações didático-pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6694Palavras-chave:
Decolonialidade, Geografia Escolar, Ensino de Geografia.Resumo
Neste artigo será tratado o debate acerca do pensamento decolonial e sua presença na revisitação de formulações didático-pedagógicas para a geografia escolar. A perspectiva de um pensamento e prática direcionado à decolonialidade permite que haja uma revisitação do processo de ensino e aprendizagem, em diálogo com as habilidades e competências que abranjam uma visão educacional interdisciplinar, fomentando a reformulação de conteúdos, temáticas e, também, a visão pedagógica dos profissionais que atuam na educação básica, como um todo, e em particular no ensino de Geografia. Por meio de uma revisão bibliográfica o presente trabalho tem por principal objetivo trabalhar e refletir sobre a temática decolonial, no âmbito da Geografia escolar e em perspectivas atuais para o processo de ensino e aprendizagem. Como resultados esperados apresentam-se a abertura para um aprofundamento teórico, prático e metodológico da revisitação didático-pedagógica por meio da decolonialidade, tanto na geografia escolar como em um âmbito maior de interdisciplinaridade para o processo de ensino a aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.