O desafio de uma perspectiva interdisciplinar na construção pedagógica do conhecimentro geográfico

Autores

  • Care Cristiane Hammes Centro Universitário La Salle - UNILASALLE Canoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/7

Resumo

Para produzir a reflexão sobre a totalidade do conhecimento geográfico, o texto apresenta como objetivo resgatar a origem e o sentido da perspectiva interdisciplinar na construção pedagógica do conhecimento geográfico. Inicialmente resgata o sentido da interdisciplinaridade e em seguida traz a importância de compreender a Geografia em suas relações com as demais ciências. Procura trazer outro olhar sobre a prática da sala de aula, integrando os alunos/professores numa (re)criação do conhecimento de forma criativa e integrada Busca significados na estruturação do espaço geográfico, no qual concepções e conceitos geográficos mostram-se imbricados com outras áreas do conhecimento. Traz a importância de valorizar a autonomia do aluno em sua formação crítica, nas relações que estabelece com o próximo e o espaço vivido, gerando um conhecimento transformador. A Geografia, numa perspectiva interdisciplinar, pode assumir, dessa forma, uma postura de mudança ao repensar velhas formas de ver o mundo, buscando novos sentidos para a existência humana ao colocar- se como parte integrante da Terra em sua magnífica totalidade.

Palavras-chave: interdisciplinar, espaço geográfico, construção pedagógica.

Abstract

The objective of this text is to rescue the origin and the meaning of interdisciplinary perspectives in the pedagogical construction of geographic knowledge in order to produce reflections about its totality. Initially, the text rescues the meaning of interdisciplinarity and, then, it deals with the importance of understanding Geography in its relations with other sciences. It intends to bring another view of classroom practice, integrating teachers and students in a (re)creation of knowledge in both creative and integrated manners. It also searches for meanings in the structure of geographic space, in which geographic conceptions and concepts are connected with other areas of knowledge. It brings the importance of valuing students’ autonomy in their critical development, in the relations they construct with their peers and their environment, creating transforming knowledge. Geography, in na interdisciplinary perspective, can assume new features while reflecting about old ways of perceiving the world, looking for new meanings for human existence as it takes part in the Earth in its magnificent totality.

Keywords: interdisciplinary; geographic space; pedagogical construction.

Downloads

Edição

Seção

Artigos