A Cultura Escolar e o Ambiente Educativo em diferentes contextos -Brasil e Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7541Palavras-chave:
Aprendizagem, Ambiente Educativo, Cultura Escolar, Estratégias de Ensino, Ensino Fundamental.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar elementos da cultura escolar de duas escolas, sendo uma brasileira e outra americana, ambas na etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os elementos da cultura escolar foram interpretados por meio das características dos ambientes educativos e das estratégias de ensino eleitas pelos professores no cotidiano escolar de cada uma delas. A pesquisa, de enfoque fenomenológico hermenêutico, apoiou-se nos seguintes instrumentos: protocolo de observação das salas de aulas, entrevista com professores e análise do Projeto Político Pedagógico das duas escolas. Percebeu-se que as duas instituições têm estrutura física e organização do cotidiano escolar distintas, tanto pela quantidade de recursos pedagógicos quanto materiais de papelaria, como também, pela organização do ambiente educativo, bases legais de funcionamento e apoio de uma universidade. Suas similaridades são reveladas por permanecerem coadunadas ao sistema de avaliação de suas mantenedoras, e o processo ensino-aprendizagem encontra-se centralizado no professor como detentor do conhecimento e no aluno enquanto receptor passivo. Compreendeu-se que, as duas escolas são portadoras de uma identidade e uma prática social singular, expressas na cultura escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.