Possiblidades para a presença da cultura caiçara em escolas do litoral paulista

Autores

  • Andre da Costa Lopes CMTECE (Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7592

Palavras-chave:

BNCC, Currículo, Projeto Político-Pedagógico, Cultura Caiçara, Escolas do Litoral Paulista.

Resumo

Neste artigo, desenvolvemos um estudo sobre a inclusão de temáticas relacionadas à cultura caiçara no Projeto Político-Pedagógico de escolas do litoral paulista. Embora haja um amplo espectro de pesquisas acadêmicas, observamos que há poucos materiais voltados ao universo escolar que versam sobre o sujeito e a cultura caiçara. A discrepância entre produção didática e produção acadêmica, somada à importância da valorização da diversidade étnico-cultural presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos levou a desenvolver esta pesquisa. Portanto, nosso objetivo é traçar considerações a respeito da escassa presença de temáticas relacionadas à cultura caiçara em planos pedagógicos e matrizes curriculares, contrariando a legislação atual no que se refere à relação escola-comunidade. Para tanto, desenvolvemos um trabalho de abordagem qualitativa, centrado em estudo bibliográfico. Serviram de base para as reflexões, os estudos sobre cultura caiçara realizados por Adams (2000), Diegues (2004), Marcílio (2006) e Sanches (2004) e os trabalhos de Veiga (2001), Santiago (2001), Moreira e Candau (2007), Candido e Gentilini (2017), e Ferreira (2015) a respeito do Projeto Político-Pedagógico, do Currículo e da Base Nacional Curricular (BNCC). As reflexões levantadas buscam, sobretudo, mostrar os principais entraves para a não difusão da cultura caiçara no âmbito escolar. A consciência de tais barreiras pode gerar, como resultado, uma postura mais inclusiva por parte da comunidade escolar em relação à preservação da memória cultural e da identidade social dos sujeitos que integram as comunidades locais.

Biografia do Autor

Andre da Costa Lopes, CMTECE (Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém)

Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2008/2012). Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Atualmente é professor de Educação Básica III na Rede Municipal de Itanhaém. Tem experiência nas áreas de Letras e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura no Brasil Colonial, Crítica Textual, discurso literário, produção discursivo-literária de Antônio da Fonseca Soares, cultura caiçara.

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Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Artigos