Desafios da iniciação profissional de professoras na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7594Palavras-chave:
Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Iniciação de Professores.Resumo
Tomamos a singularidade e a complexidade da docência na educação infantil como nosso foco de estudo. Junto a isto somamos nosso interesse sobre as especificidades e desafios de professoras iniciantes na educação infantil. Assim, neste trabalho, objetivamos identificar e analisar os desafios do início da carreira docente na educação infantil de professoras de um município do oeste de Santa Catarina. Tivemos como colaboradoras seis professoras com até cinco anos de experiência docente que foram entrevistadas. O estudo adotou abordagem qualitativa e os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo. Identificamos que o início da carreira de professora na educação infantil foi marcado por distintos desafios, de diferentes ordens como, por exemplo, a insegurança, o desconhecido, as turmas grandes, a falta de materiais pedagógicos, a responsabilidade pelas aprendizagens e o planejamento das práticas. Os desafios identificados foram classificados em: desafios comuns aos professores independentes de suas fases na carreira, desafios comuns aos professores iniciantes e desafios específicos de professoras iniciantes na educação infantil. Entre estes últimos estão o conhecimento das especificidades das faixas etárias das crianças, o estabelecimento da rotina escolar com os infantes, o reconhecimento e o relacionamento com os pais e a transição identitária de auxiliar de ensino para professora. Para que as estratégias de superação destes desafios não fiquem pautadas apenas nas próprias professoras iniciantes e em suas experiências docentes, sugerimos que, entre outros, as instituições de educação infantil e seus profissionais acolham-nas e apoiam-nas, oportunizando espaços de diálogos, escuta atenta e compartilhamento de práticas e de vivências.
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