Mulheres imigrantes e suas representações em podcast: debates sobre gênero, xenofobia e insights interseccionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.10016

Palavras-chave:

Subalternidade. Retificação. Classe. Raça.

Resumo

O artigo visa analisar representações sociais de mulheres imigrantes, por meio de narrativas exibidas na plataforma de mídia podcast ‘Mulheres Imigrantes’, sobre a lente das representações sociais e, ainda, considera as interseccionalidades derivadas das relações de poder. Com suporte em abordagem processualista, a pesquisa apreendeu narrativas de 15 episódios, considerando especificamente dinâmicas excludentes e xenofóbicas sob o prisma da tríade gênero, raça e classe, questões que historicamente fazem eco à virada decolonial. Como resultado das narrativas foram definidas as categorias empíricas ‘Preconcepções Estruturais’, ‘Naturalização’, ‘Subalternidade’, ‘Reificação’, ‘Vulnerabilidades’, ‘Violências’, ‘Medo e insegurança’, ‘O não enfrentamento’ e ‘Ressignificação’. A discussão avançar na compreensão da migração de mulheres, sobre a lente das representações sociais considerando as interseccionalidades, mais enfaticamente derivadas das relações de poder no que tange ao gênero e à imigração de origem ‘periférica’. Pesquisas futuras podem analisar representações da mulher diante da imigração em função do contexto de crise, o que pode ampliar as encruzilhadas interseccionais das imigrações, possivelmente quando estas envolvem não a busca voluntária visando ampliação dos estudos, com debates sobre classe ou classificação social e questões raciais.

Biografia do Autor

Irlanda Pires de Sá Sousa, Instituto Federal do Piauí/Docente

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí, possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense (FAP), Teresina. Professora de contabilidade, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Paulistana. É membro do Núcleo de Pesquisa em Processos Organizacionais e Tecnologia NuProTec/IFPI e NUPEGEP/UFPI. Possui experiência profissional em orçamento público, contabilidade e finanças, bem como na gestão de políticas públicas. 

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão (FLF)/Docente Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP/UFPI)/Professora colaboradora

Doutora em Administração pela Universidade de Fortaleza, Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Administração Pública e Gestão Social. 

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Professora.

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Docente efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

Meirejane Cardoso Gomes, Ratio Faculdade Teológica e Filosófica, Faculdade Ratio, Unidade de Ensino I/Professora.

Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do curso de Serviço Social da Faculdade RATIO.

Downloads

Publicado

2022-09-06

Edição

Seção

Artigos