Acesso Aberto

Esta revista proporciona acesso aberto imediato a seu conteúdo, com base no princípio de que a disponibilização gratuita da pesquisa ao público é verdadeiro apoio institucional ao intercâmbio de conhecimento.

A RCD é uma revista de acesso aberto, ou seja, todo o seu conteúdo publicado pode ser acessado gratuitamente por qualquer leitor, em qualquer lugar do mundo, independentemente de sua afiliação.

Isto significa que não somente pesquisadores apoiados por instituições bem financiadas, mas também formuladores de políticas, ONGs, jornalistas, profissionais, estudantes e um público interessado têm livre acesso aos artigos de pesquisa. Assim, há um significativo aumento da exposição obtida por novas publicações, permitindo que sejam divulgadas para um público muito mais amplo do que é possível através de periódicos tradicionais assinados.

A publicação de acesso aberto está comprometida com a democratização do conhecimento com a superação das assimetrias no acesso às pesquisas em relação às revistas que não são de acesso aberto. Com efeito, nossa política de acesso aberto significa que qualquer leitor, estudante, pesquisador de qualquer instituição, em qualquer lugar do mundo, pode ter acesso a toda a extensão de nossas publicações sem custo de assinatura.

Além disso, ao contrário das revistas tradicionais, a RCD adota uma licença Creative Commons, não assumindo para si os direitos autorais dos artigos publicados através de acesso aberto.

Desta forma, os autores retêm os direitos autorais de seus próprios trabalhos e são livres para distribuí-los como desejarem. Mais uma vez, isto permite aos autores maximizar o público que suas obras podem alcançar, em vez de vinculá-las a um público limitado de assinantes.