Foco e Escopo

A Revista Conhecimento & Diversidade (RCD), eISSN 2237-8049, é uma publicação do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e integra a Rede La Salle de Instituições, presente em 83 países, com 74 Universidades e 1003 escolas de educação básica. A Revista também faz parte da Província La Salle Brasil-Chile e do Projeto Educativo Regional Lasallista da América Latina (PERLA).

O título “Conhecimento & Diversidade” (RCD) reflete o compromisso do periódico em valorizar a pluralidade de saberes e estimular o diálogo entre diversas áreas das Ciências Sociais e das Ciências Humanas, promovendo debates críticos e construindo conhecimentos interdisciplinares que respondam a desafios emergentes da sociedade contemporânea.

Pela amplitude interdisciplinar na área das Ciências Sociais e Humanas, é importante esclarecer que a Revista Conhecimento & Diversidade (RCD) pode priorizar artigos que explorem relações entre relações entre Educação, Comunicação, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais, Direito, Linguística, Língua, Estudos Culturais, Desenvolvimento, Estudos Urbanos, Administração Pública e outras subáreas afins.

Ao contemplar múltiplos enfoques teóricos e metodológicos, a revista se dedica a publicar artigos que efetivamente contribuam para a análise contemporânea da sociedade e de problemas sociais em diferentes contextos, sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais, promovendo transformações qualitativas para o desenvolvimento social, embasado em rigor científico reconhecido nacional e internacionalmente.

Como periódico internacional e interdisciplinar, a RCD valoriza a participação de pesquisadores das mais diversas origens, sem excluir a contribuição de autores que atuem em áreas correlatas e que apresentem abordagens preferencialmente interdisciplinares.

Em razão do projeto pedagógico institucional do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, a Revista Conhecimento & Diversidade (RCD) dá ênfase a artigos com enfoques pedagógicos, psicológicos, sociológicos, históricos, entre outros, que contribuem com a grande área das Ciências Sociais e Humanas.

Tematicamente, pode conceder preferência a artigos relacionados à educação e ao ensino, considerando que as questões pedagógicas e educacionais estimulam por si mesmas discussões interdisciplinares mais amplas e comprometidas com a transformação das pessoas e da sociedade contemporânea. A revista acolhe excepcionalmente outros artigos de áreas afins às Ciências Sociais, como as Humanidades, que abordam temas e fenômenos interdisciplinares, emergentes, complexos e desafiadores da sociedade contemporânea, pois defende que essas áreas também são partícipes desta mesma sociedade em constante transformação. Ao reconhecer o papel central do ensino e da educação na compreensão e transformação das sociedades, a RCD atende ao Projeto Pedagógico Institucional do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, sem abrir mão de seu compromisso interdisciplinar no amplo campo das Ciências Sociais.

Periodicidade

De 2009 a 2016, a RCD publicou suas edições com periodicidade semestral. De 2017 a 2022, adotou a periodicidade quadrimestral. A partir de 2023, publicará quatro edições por ano, ou seja, periocidade trimestral, em função do volume crescente de artigos qualificados para publicação. Desta forma, a RCD pretende contribuir cada vez mais com os autores que confiam à revista seus trabalhos acadêmicos e científicos.

Áreas do Conhecimento - CNPq/Brasil

Por seu foco e escopo, a RCD é uma revista interdisciplinar que acolhe artigos das áreas das Ciências Sociais e Humanas. Para uma análise das Áreas do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas segundo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil), recomenda-se a consulta ao site do CNPq. Para uma análise das Áreas do Conhecimento das Humanidades segundo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil), recomenda-se a consulta ao seguinte site do CNPq. Como dito anteriormente, a RCD pode preferir em edições específicas atender a uma e/ou outra grande área na publicação de seus artigos.