Foco e Escopo

A Revista Conhecimento & Diversidade (RCD), eISSN 2237-8049, é uma publicação do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e integra a Rede de Instituições La Salle, que se estende a 83 países, incluindo 74 Universidades e 1003 escolas básicas. A Revista integra também a Província La Salle Brasil-Chile e o Projeto Educativo Regional Lassalista Latino-Americano/PERLA.

A RCD é uma revista acadêmica e científica que prioriza os artigos sobre educação, ensino e aprendizagem, publicando pesquisas que elucidam os processos de aprendizagem e as maneiras pelas quais as tecnologias, práticas instrucionais e ambientes podem ser projetados para apoiar a aprendizagem em diferentes contextos, nacionais e internacionais. Acolhe também outros artigos de áreas afins à educação e ao ensino, que abordam temas e fenômenos emergentes, complexos e desafiadores da sociedade contemporânea, pois defende que a educação e o ensino são partícipes desta mesma sociedade em constante transformação.

A RCD convida autores a submeterem seus artigos em uma ampla gama de contextos, incluindo ambientes de educação, ensino e aprendizagem formal e informal.

Dentre os contextos relevantes, destacam-se: ambientes escolares ou comunitários; ensino básico ou superior; locais de trabalho e espaço público; espaços lúdicos e familiares; bem como educação a distância, realidades virtuais e metaverso.

São bem-vindas todas as pesquisas interdisciplinares e multidisciplinares sobre educação, ensino e aprendizagem que problematizam os limites disciplinares, realizando a reflexão crítica das teorias e práticas pedagógicas, bem como de seus atores e instituições.

Os artigos não se limitam a qualquer método de pesquisa, metodologia ou estrutura teórica em particular, mas devem ser baseados em análises rigorosas que apresentem novos conhecimentos sobre como as pessoas aprendem e/ou como o aprendizado pode ser apoiado e aprimorado. Os manuscritos devem descrever cuidadosamente os métodos utilizados, e justificar sua adequação às questões de pesquisa que são colocadas no artigo.

Periodicidade

De 2009 a 2016, a RCD publicou suas edições com periodicidade semestral. De 2017 a 2022, adotou a periodicidade quadrimestral. A partir de 2023, publicará quatro edições por ano, ou seja, periocidade trimestral, em função do volume crescente de artigos qualificados para publicação. Desta forma, a RCD pretende contribuir cada vez mais com os autores que confiam à revista seus trabalhos acadêmicos e científicos.

Áreas do Conhecimento - CNPq/Brasil


De acordo com a tabela do CNPq, a RCD vincula-se à área da educação com as seguintes subáreas:

7.08.00.00-6 Educação

7.08.01.00-2 Fundamentos da Educação

7.08.01.01-0 Filosofia da Educação

7.08.01.02-9 História da Educação

7.08.01.03-7 Sociologia da Educação

7.08.01.04-5 Antropologia Educacional

7.08.01.05-3 Economia da Educação

7.08.02.00-9 Administração Educacional

7.08.02.01-7 Administração de Sistemas Educacionais

7.08.02.02-5 Administração de Unidades Educativas

7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação Educacional

7.08.03.01-3 Política Educacional

7.08.03.02-1 Planejamento Educacional

7.08.03.03-0 Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem

7.08.04.01-0 Teorias da Instrução

7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino

7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional

7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem

7.08.05.00-8 Currículo

7.08.05.01-6 Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular

7.08.05.02-4 Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

7.08.06.00-4 Orientação e Aconselhamento 7.08.06.01-2 Orientação Educacional

7.08.06.02-0 Orientação Vocacional

7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação

7.08.07.01-9 Educação de Adultos

7.08.07.02-7 Educação Permanente

7.08.07.03-5 Educação Rural

7.08.07.04-3 Educação em Periferias Urbanas

7.08.07.05-1 Educação Especial

7.08.07.06-0 Educação Pré-Escolar

7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante