Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O autor confirma que realizou as leituras obrigatórias das políticas adotadas pela revista, concordando-o com suas diretrizes, condições e normas aplicáveis.
  • O autor confirma que o manuscrito é de sua autoria, sendo original e inédito, ou seja, não está sendo avaliado por outro periódico e não foi previamente publicado.
  • O autor concorda com a atribuição, os termos e as condições da licença e dos direitos autorais aplicáveis ao seu texto em caso de publicação.

Diretrizes para Autores

Das leituras obrigatórias

Antes de submeter seu manuscrito à apreciação da RCD, recomenda-se a leitura atenta das políticas adotadas pela revista, constantes neste website.

O envio do artigo científico original e inédito pressupõe a anuência integral das regras, diretrizes e políticas constantes nas páginas da RCD.

É vedado o envio simultâneo do artigo científico pelo Autor para mais de um periódico. Em caso de submissão simultânea, o artigo será reprovado e a RCD se reserva no direito de não receber novas submissões dos autores implicados pelo prazo de 3 (três) anos a contar da data de submissão.

Da preparação dos manuscritos

Todos os artigos devem ser originais e inéditos escritos com autoria de ao menos um(a) doutor(a). 

Os autores devem utilizar o template disponível na página de submissões.

O artigo científico não poderá conter dados que permitam a identificação de seu(s) autor(es) a serem devidamente cadastrados durante a submissão.

Recomenda-se a exclusão dos metadados dos usuários e autores nos documentos .doc ou .docx antes durante a preparação dos manuscritos.

Eventuais agradecimentos e informações sobre o financiamento do trabalho devem ser registrados durante a submissão ao editor e não nos arquivos .doc ou .docx.

O artigo científico poderá ser redigido em português, inglês, espanhol.

A RCD priorizará a publicação de artigos em inglês, conforme diretriz internacional para sua indexação. A partir de 2023, caso o artigo seja escrito somente em português, a RCD recomendará o custeio da versão em inglês aos autores para ambas as versões serem avaliadas e publicadas conjuntamente.

Os artigos deverão ter entre 15 e 25 páginas, devendo ser apresentado com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5, com margens superior e inferior 2,0 cm e laterais 3,0 cm, em tamanho de papel A4, com texto justificado.

O artigo deverá ser redigido com elementos pré-textuais obrigatórios: título no idioma do artigo; título em inglês; identificação dos autores; resumo no idioma do artigo (entre 100 e 250 palavras); palavras-chave no idioma do artigo (de 4 a 6 palavras-chave); resumo em inglês; palavras-chave em inglês; sumário.

Caso o idioma principal do artigo não seja o português, serão também necessários título, resumo e palavras-chave em português.

O artigo deverá ser redigido com todos os elementos textuais obrigatórios introdução; desenvolvimento e conclusões, cabendo aos autores definirem a melhor divisão interna para o desenvolvimento. Caso necessário, o editor da RCD poderá recomendar nova organização das seções do artigo.

O artigo científico deverá ter a relação das referências em seus elementos pós-textuais obrigatórios, contendo exclusivamente aquelas que foram efetivamente citadas no desenvolvimento do texto.

As referências bibliográficas e citações deverão ser feitas de acordo com as últimas NBRs da ABNT utilizando-se o sistema autor-data.

Excepcionalmente, de acordo com a cultura dos autores estrangeiros, o Conselho Editorial se reserva no direito de aprovar artigos com citações em outros sistemas e com outras referências internacionais não cobertas pela ABNT.

Artigo recebido em desacordo com as regras, condições e diretrizes para autores será reprovado.

Do processo de submissão 

Os artigos deverão ser submetidos eletronicamente pelo website da revista Conhecimento & Diversidade, que utiliza o sistema Open Journal System (OJS).

Só poderão submeter artigos os autores devidamente cadastrados no website da revista com todas as informações obrigatórias, incluindo o número ORCID.

O autor correspondente deverá submeter o manuscrito original no formato .doc ou .docx através do preenchimento de um formulário eletrônico, igualmente disponível online.

O processo de submissão envolve cinco etapas:

1) o início da submissão com a escolha da seção, do idioma da submissão e do aceite da declaração de direito autoral;

2) a transferência do arquivo com o artigo;

3) a inclusão dos metadados;

4) transferência de documentos suplementares (opcional);

5) confirmação.

O Autor será informado sobre o recebimento do artigo após a finalização da submissão exclusivamente por um e-mail automático do sistema da revista (Open Journal System).

Do processo de avaliação 

A equipe editorial da RCD realizará a leitura e o exame preliminar do artigo , verificando os seus aspectos formais, adequação à linha editorial da revista. Nesta etapa, poderá ser requisitado ao autor a supressão de dados que permitam a sua identificação pelos pares, bem como que realize adequações formais às regras, condições e diretrizes de submissão.

Atendidos os requisitos mínimos, a avaliação será realizada pelo sistema double-blind peer-review, sendo suprimido do artigo qualquer elemento que possa identificar o autor e, posteriormente, enviado para dois avaliadores anônimos que poderão aprovar, aprovar com ressalvas ou reprovar o trabalho.

Em caso de divergência entre os avaliadores originais, o trabalho será encaminhado para um terceiro avaliador em uma única rodada de avaliação.

O resultado da análise será informado por e-mail ao autor. Compete somente ao editor optar pela divulgação dos pareceres resguardando sempre o sigilo dos avaliadores.

Em caso de aprovação, compete também ao editor definir as datas de edição, editoração e publicação atendendo à fila de submissão e à finalidade de cada edição da revista.

Da avaliação por pares 

A Revista Conhecimento & Diversidade adota a política de avaliação cega  por pares.

A avaliação cega por pares será realizada por avaliadores registrados no sistema da RCD (OJS), cuidadosamente selecionados e aprovados pelo(s) editor(es) em função da titulação, da experiência, dos conhecimentos e do currículo. Os avaliadores não podem ser membros do conselho e do corpo editorial da RCD.

Todos os manuscritos são submetidos a um processo de avaliação por dois pareceristas (duplo cego), onde tanto a identidade dos autores como a dos avaliadores permanecem não reveladas, a fim de garantir a mais alta qualidade da revista.

Todos os manuscritos (exceto Editoriais, Comentários e Resenhas de Livros) serão enviados para parecer, sendo pelo menos dois formulários/relatórios de revisão por manuscrito coletados em nosso sistema (OJS).

Todos os avaliadores serão cuidadosamente selecionados pelos Editores da revista para cada manuscrito submetido e devem preencher os seguintes critérios:

  • Possuir um diploma de doutorado e/ou ser um especialista reconhecido na área;
  • Não ser coautor de publicações com o(s) autor(es) durante os últimos 5 anos;
  • Não ter conflito de interesse em relação ao(s) autor(es) e ao(s) seu(s) manuscrito(s).

É desejável que os pareceres sejam completados somente por especialistas que não tenham contato pessoal com os autores, a fim de garantir plenamente que não haja conflitos de interesses e que as revisões sejam de fato totalmente imparciais.

Todos os avaliadores serão selecionados e convidados pela RCD para revisar os manuscritos de acordo com o campo de especialização das contribuições recebidas. 

Os avaliadores serão solicitados a completar sua revisão dentro de uma semana, mas é permitido estender o período de revisão a fim de completar e enviar seu relatório.

Correções pós-publicação

A RCD não realizará correções após a publicação dos artigos, exceto quando essas forem necessárias por erros materiais e formais da parte da equipe editorial. Neste caso, o autor deverá notificar com a máxima urgência a revista para que possa proceder à retificação do documento publicado.

Outras condições

A RCD está autorizada a proceder modificações e correções necessárias e suficientes para a adequação do artigo científico às regras de publicação, bem como definir a data em que o texto será avaliado e publicado.

A RCD também detém os direitos sobre a alteração do texto original para fins de diagramação, edição, editoração e publicação dos artigos aprovados.

Em caso de dúvidas, o contato com a equipe da Revista deve ser feito exclusivamente pelo e-mail, disponível na página de Contato.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A RCD adota todos os procedimentos necessários e suficientes em sua política de privacidade, conforme disposto na Lei Geral de Proteção de Dados.