A COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA MEDIADA
VANTAGENS E DESAFIOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11126Palavras-chave:
Comunicação pedagógica, Ensino mediado, Aprendizagem autêntica, Papéis do professor e do alunoResumo
As transformações sócio-educacionais que o mundo experimentou durante e após a Covid-19 exigiram uma nova reflexão profissional, uma grande mobilidade das ferramentas digitais, uma orientação para a implementação dos processos de socialização e profissionalização do indivíduo, a humanização e democratização do processo pedagógico. De fato, a escola está sendo chamada a adaptar e repensar sua estrutura e práticas para permitir que os indivíduos desempenhem suas funções atuais e futuras na sociedade. Nesse sentido, as realizações profissionais e sociais de uma pessoa dependem amplamente das habilidades profissionais e, especialmente, das habilidades de comunicação. As habilidades de comunicação são importantes para os atores em ação (professores e alunos). Elas garantem o desempenho das funções da comunicação pedagógica, o conteúdo da atividade pedagógica e fornecem uma ideia do nível de cultura profissional e comunicativa desses atores educacionais. A introdução de ferramentas digitais, tutoriais ou online (plataformas) na comunicação pedagógica gerou novas práticas e uma mudança na relação entre professor e aluno. Nesta comunicação, estudaremos a relação das TIC com a comunicação pedagógica na era pós-Covid-19, bem como a relação entre professor (tutor) e aluno em uma comunicação pedagógica mediada na sala de aula de línguas. Isso será feito com base em pesquisas e relatórios de pesquisas realizadas no contexto marroquino.
Referências
Babni, A. (2019). COMPUTER-MEDIATED COMMUNICATION AND LANGUAGE EDUCATION: FOCUS ON WRITTEN COMMUNICATION. I-Manager’s Journal on English Language Teaching, 9(1), 50. https://doi.org/10.26634/jelt.9.1.14781
Bailly, S., Devitt, S., Gremmo, M.-J., Heyworth, F., Hopkins, A., Jones, B., Makosch, M., Riley, P., & Stoks, G. (2001). Cadre européen commun de référence pour les langues: apprendre, enseigner, évaluerGuide pour les utilisateurs. Conseil d’Ereupe.
Benhadda, H. (2022). LE NUMÉRIQUE AU SERVICE DE L’ENSEIGNEMENT DE LA LANGUE FRANÇAISE A L’ÈRE DU COVID-19. Akofena, 3(6).
CSEFRS. (2019). Enseignement au temps de COVID au Maroc. https://www.csefrs.ma/wp-content/uploads/2021/11/Résumé-Rapport-Enseignement-au-temps-de-COVID.pdf
Dewey, J., Learning, E., & Ord, J. (2012). Developing the theory of youth work. Youth and Policy, 108, 55–72.
Nguyen, L. (2008). Computer mediated communication and foreign language education: pedagigical features. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning. http://www.itdl.org/Journal/Dec_08/article02.htm
Ollivier, C. (2018). Littératie numérique et approche socio-interactionnelle pour l’enseignement-apprentissage des langues. EUROPEAN CENTRE FOR MODERN LANGUAGES CENTRE EUROPEEN POUR LES LANGUES VIVANTES. www.ecml.at
Rosen, E., & Schaller, P. (2009). POUR UNE NÉCESSAIRE CONTEXTUALISATION DU CECR EN MILIEU HOMOGLOTTE. In Perspectives pour une didactique des langues contextualisée (Éditions d). https://bibliotheque.auf.org/doc_num.php?explnum_id=875
Weasenforth, D., Biesenbach-Lucas, S., & Meloni, C. (2002). Realizing constructivist objectives through collaborative technologies: Threaded discussions. Language Learning and Technology, 6(3), 58–86. https://www.lltjournal.org/item/10125-25177/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Abdelhafid Belahrache
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.