O JORNALISMO DIGITAL NAS REDES SOCIAIS
CARACTERÍSTICAS E NOVAS ESTRATÉGIAS PARA A IMPRENSA ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11127Palavras-chave:
Jornalismo, Redes sociais, Inovação jornalística, Narrativa multimídia, Interatividade, Jornalismo colaborativoResumo
Na era da comunicação digital, as redes sociais transformaram significativamente a maneira de produzir, distribuir e consumir conteúdo informativo, tornando-se uma ferramenta indispensável para a prática jornalística. Atualmente, plataformas como o Facebook, Instagram e Twitter oferecem um espaço onde os jornalistas podem interagir diretamente com seu público, obter feedback instantâneo, produzir conteúdo em formatos atraentes e inovadores e disseminar notícias de maneira viral. Este artigo pretende explorar algumas estratégias de inovação jornalística associadas ao uso das redes sociais para a geração de conteúdo informativo e interação com as audiências. Para isso, é utilizada uma metodologia baseada em uma abordagem descritiva e na análise de conteúdo informativo. Conclui-se que as estratégias utilizadas pelos jornalistas nas redes sociais buscam a imediatidade na divulgação das notícias, a interação constante com seu público e a criação de conteúdo multimídia atraente para enriquecer a experiência informativa de seus leitores.
Referências
Aguilera (De), M. y Casero-Ripollés, A. (2018). ¿Tecnologías para la transformación? Los medios sociales ante el cambio político y social. Presentación ICONO 14, Revista de comunicación y tecnologías emergentes, vol. 16, núm. 1, pp. 1-21 Recuperado de https://www.redalyc.org/journal/5525/552557813001/html/
Alemañy Martínez, C. (2009). Redes sociales : una nueva vía para el aprendizaje. Recuperado de https://www.eumed.net/rev/ced/01/cam4.htm
Canavilhas, J. (2015). Nuevos medios, nuevo ecosistema. El profesional de la información, v. 24, n. 4, pp. 357-362. Recuperado de https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/4338/1/ARTIGO_Nuevos%20medios%20nuevos%20ecosistema.pdf
Fajardo Pascagaza, E. (2018). Las redes sociales como herramienta de apoyo a la labor periodística, Sphera Publica, 1(18),104-119. Recuperado de https://sphera.ucam.edu/index.php/sphera-01/article/view/338/14141420
Gallego Vázquez, J. A. (2013). Comunidades Virtuales y Redes Sociales. Recuperado de http://apps.ucab.edu.ve/medialab/wp-content/uploads/2013/11/153927142-Comunidades-Virtuales-y-Redes-Sociales.pdf
García Avilés, J. A. (2017). Comunicar en la Sociedad Red.Teorías, modelos y prácticas. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/337137526_Comunicar_en_la_Sociedad_RedTeorias_modelos_y_practicas
López Hidalgo, A. y Fernández Barrero, Á. (2015). La entrevista de los lectores: en la convergencia de medios y audiencias activas. Posibilidades y retos para la participación del lector. Recuperado de https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/50374/49099-84676-2-PB.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Marta-Lazo, C., Garcia-Idiakez, M. Junio de 2014. El uso profesional de la red social Twit-ter en la redacción del diario español El País. Palabra Clave 17 (2), 353-377. Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/3341/3442
Pérez-Soler, S. (2017). Periodismo y redes sociales. Claves para la gestión de contenidos digitales (Manuales) (Vol. 527). Barcelona : UOC.
Pulido Esteban, F. y Sánchez Calero, M. L. (2017). Facebook Live: Un nuevo canal para la entrevista. Tendencias e innovación en la empresa periodística. pp. 85-102. Recuperado de https://core.ac.uk/download/pdf/299806232.pdf
Quiroz Pacheco, Y. (2014). Las redes sociales como herramientas del periodismo digital. Recuperado de https://www.revistacultura.com.pe/revistas/RCU_28_1_las-redes-sociales-como-herramientas-del-periodismo-digital.pdf
Sáez de Ibarra, T. y Torrecillas-Lacave, T. (2018). Estrategias de gestión de los medios sociales en la prensa digital española. Recuperado de https://revistas.ucm.es/index.php/ESMP/article/view/63745/4564456549529
Sánchez-Calero, M. (2020). Entrevistas participativas en diarios digitales: modelos y oportunidades de interactividad. Profesional de la información, v. 29, n. 6. Recuperado de https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/78253
Velásquez, A., Renó, D., Beltrán Flandoli, M., Maldonado Vivanco, J.C. y Ortiz León, C. (2018). De los mass media a los medios sociales: reflexiones sobre la nueva ecología de los medios. Revista Latina de Comunicación Social, 73, pp. 583-594. Recuperado de https://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/552
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Zoubair Acharki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.