COMUNICAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO CINEMA
O CASO DO FILME "LES AILES DE L'AMOUR" DE ABDELHAÏ LARAKI
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11128Palavras-chave:
Comunicação, Violência, Cinema, Mensagem, Abdelhaï LarakiResumo
A violência é inerente à existência do ser humano. Ela é criativa e destrutiva. Da violência surge uma vida, uma alma e uma obra de arte. E é a violência que subverte a ordem, semeia o caos e desloca os vínculos. A violência é a justificação para um ato impetuoso. Ela pode ser tanto causa quanto efeito. Por outro lado, a violência pode transmitir uma mensagem de raiva, insatisfação, rebeldia, amor e outros sentimentos, assim como pode ser uma mensagem em si mesma. Essa noção, dada a sua importância, é um dos centros de interesse de várias disciplinas artísticas, desde a arte rupestre até a arte moderna. O sétimo arte, por outro lado, não é exceção e torna a violência um tema a ser tratado e um meio de lidar com outros assuntos. Como o cinema é um meio de comunicação audiovisual, ele transforma a imagem, as técnicas de encenação e as novas tecnologias em um arsenal comunicativo completo para abordar a noção de violência. No entanto, quando ouvimos falar de violência no cinema, pensamos inicialmente em filmes de ação americanos, filmes de terror ou filmes de aventura épica que ilustram a luta entre o bem e o mal por meio de violência física, verbal e psicológica. Assim, a comunicação da violência na arte cinematográfica enfrenta um choque: violência e contraviolência estão ligadas por meio de uma ligação causal que constitui um círculo vicioso onde a ação produz uma reação que, por sua vez, se torna uma ação estimulando uma reação. Abdelhaï LARAKI, em seu filme "Les Ailes de l'Amour," faz da violência não apenas o produto das injustiças prevalecentes na sociedade, mas também um meio de comunicação que utiliza a imagem, a música, o fora de cena e a iluminação como canais que permitem a disseminação da mensagem do diretor. Entre a comunicação violenta na trama, a comunicação da violência dentro de uma microsociedade representada pelo enquadramento espacial e a mensagem que o diretor transmite aos espectadores, não deveríamos nos questionar sobre as formas de comunicação violenta dentro da obra de LARAKI? A imagem não transmite uma mensagem violenta ao espectador? As várias crises não são o resultado de uma comunicação de crise mal-sucedida? Essas são as perguntas que tentaremos responder em nossa intervenção intitulada: Comunicação da violência no cinema: O caso do filme "Les Ailes de l'Amour" de Abdelhaï LARAKI.
Referências
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