A NOVA RETÓRICA SOB O PRISMA DO PARADIGMA COMUNICACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11134Palavras-chave:
Evidência, Nova retórica, argumentação, comunicação, audiência, evidênciaResumo
O nosso trabalho tem como objetivo colocar em perspetiva os fundamentos comunicacionais da teoria da argumentação de Perelman. Após mostrar o renovado interesse pela retórica no campo das ciências da comunicação, examinaremos a crítica ao racionalismo ocidental como um pré-requisito necessário para as novas perspetivas de Perelman sobre a retórica como teoria da argumentação. Em seguida, abordaremos o papel da audiência na troca argumentativa. Num último ponto, destacaremos o aspecto ético da nova racionalidade que Perelman propõe no debate contemporâneo sobre o espaço público.
Referências
BRETON, Philippe, L’argumentation dans la communication, Editions La Découverte, Paris, 2016
DE MEYER, Luc, Vers l’invention de la rhétorique, une perspective ethno-logique sur la communication en Grèce ancienne, Editions PEETERS LOUVAIN-LA-NEUVE, 1997
FRYDMAN, Benoît et MEYER, Michel, De la nouvelle rhétorique à la logique juridique, Presses Universitaires de France, Paris, 2012
MEYER, Michel, Qu’est-ce que l’argumentation?, VRIN, Paris, 2005
PERELMAN, Chaïm, L’empire rhétorique, rhétorique et argumentation, VRIN, Paris, 1997
PERELMAN, Chaïm et OLBRECHTS-TYTECA, Lucie, Traité de l’argumentation. La nouvelle rhétorique, Éditions de l’Université de Bruxelles , 1970
SHMETZ, Roland, L’argumentation chez Perelman, pour une raison au cœur de la rhétorique, Presses Universitaires de Namur, 2000
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Zaouri Rachid
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.