A NOVA RETÓRICA SOB O PRISMA DO PARADIGMA COMUNICACIONAL

Autores

  • Zaouri Rachid Chouaïb Doukkali University

Palavras-chave:

Evidência, Nova retórica, argumentação, comunicação, audiência, evidência

Resumo

O nosso trabalho tem como objetivo colocar em perspetiva os fundamentos comunicacionais da teoria da argumentação de Perelman. Após mostrar o renovado interesse pela retórica no campo das ciências da comunicação, examinaremos a crítica ao racionalismo ocidental como um pré-requisito necessário para as novas perspetivas de Perelman sobre a retórica como teoria da argumentação. Em seguida, abordaremos o papel da audiência na troca argumentativa. Num último ponto, destacaremos o aspecto ético da nova racionalidade que Perelman propõe no debate contemporâneo sobre o espaço público.

Biografia do Autor

Zaouri Rachid, Chouaïb Doukkali University

Chouaïb Doukkali University, El Jadida

Referências

BRETON, Philippe, L’argumentation dans la communication, Editions La Découverte, Paris, 2016

DE MEYER, Luc, Vers l’invention de la rhétorique, une perspective ethno-logique sur la communication en Grèce ancienne, Editions PEETERS LOUVAIN-LA-NEUVE, 1997

FRYDMAN, Benoît et MEYER, Michel, De la nouvelle rhétorique à la logique juridique, Presses Universitaires de France, Paris, 2012

MEYER, Michel, Qu’est-ce que l’argumentation?, VRIN, Paris, 2005

PERELMAN, Chaïm, L’empire rhétorique, rhétorique et argumentation, VRIN, Paris, 1997

PERELMAN, Chaïm et OLBRECHTS-TYTECA, Lucie, Traité de l’argumentation. La nouvelle rhétorique, Éditions de l’Université de Bruxelles , 1970

SHMETZ, Roland, L’argumentation chez Perelman, pour une raison au cœur de la rhétorique, Presses Universitaires de Namur, 2000

Publicado

2023-11-06