PLURILINGUISMO
HORIZONTES COGNITIVOS COM UM TOQUE DE ALIENAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11197Palavras-chave:
Identidade, Idioma, Multilinguismo, Alienação, Globalização, Covid-19Resumo
A identidade é exteriorizada em uma variedade de formas e está intimamente relacionada à linguagem. Essa relação é caracterizada por sua natureza problemática quando somada ao multilinguismo que encontramos enraizado tanto nos indivíduos quanto nas sociedades, e que influencia, especialmente, a abertura de novos horizontes cognitivos, bem como a construção da harmonia social, diante da assustadora globalização que impera no mundo de um extremo a outro. Isso pode ser concretizado pelo impacto do fenômeno da globalização à luz dos valores conflitantes e das referências às identidades e especificidades culturais. Outro fato importante é a Covid19, a pandemia que deu origem a uma crise cultural e de identidade global na qual muitos padrões da vida cotidiana foram perdidos. E aqui aparece a racionalização do campo linguístico, especialmente durante e após a pandemia. É um pré-requisito para o desenvolvimento e o progresso, a começar pelo fato de que o idioma é a identidade de toda sociedade e porque expressa sua cultura, pensamento, história e esperanças, e qualquer confusão em seu uso social cria um caos linguístico e cultural que afeta negativamente a identidade do indivíduo e da sociedade. O idioma, aqui, não é apenas palavras, mas refere-se ao pensamento. Além disso, a identidade, à luz dos conflitos ideológicos e religiosos, não se limita mais a um problema ontológico no qual o indivíduo questiona os fins últimos da existência e suas causas, mas é vista como uma referência ao significado que é formado pelo indivíduo por meio da sociedade, dos acréscimos e das acumulações sócio-históricas. No entanto, apesar das frequentes exortações ao uso da língua materna e ao seu melhor gerenciamento de forma consistente com a constituição, percebe-se que a mídia, os discursos oficiais e outros não prestaram atenção clara a isso, causando assim um caos linguístico completo e perpetuando a dependência da mídia em relação ao exterior, e tudo isso tem um impacto negativo na identidade nacional. Uma mistura linguística provocativa em todos os sentidos; então, com que desenvolvimento podemos sonhar à luz da negligência linguística? Nesse contexto, esta pesquisa tentará responder ao seguinte problema crucial: Como conciliar a espada de novos horizontes cognitivos e o muro da alienação? Levando em conta a porosidade do conceito de identidade e sua multiplicidade de manifestações como um conceito vivo no âmbito da formação por meio da evolução que gera o diálogo e o conflito de identidades no âmbito de seus múltiplos contextos.
Referências
Adria, Blackledjed. (2005). Discurso y poder en un mundo multilingüe. John Benjamin Publishing Company. Amsterdam y Filadelfia.
Al-Abed, Hassan, Abdullah. (2004). El impacto de la globalización en la cultura árabe. Dar Al-Nahda Al-Arabiya. Beirut. 1ª edición.
Calvet, Louis, Jean. (2004). Guerra de lenguas y política lingüística. Traducido por: Hassan, Hamza. Publicaciones de la Organización Árabe para la Traducción. Beirut.
Coupland, Nicolas. (2010). Manual de lenguaje y globalización. Wiley Blackwell Edition. Reino Unido.
Doytcheva, Milena. (2005). Multiculturalismo. Discovery Edición. París.
Ennaji, Moha. (2005). Multilingüismo: cultural, Identidad y Educación en Marruecos. Edición Springer. Londres y Nueva York.
Meredith, Williams. (2002) Wittgenstein. Mente y significado: hacia una concepción social de la mente. Routledje. Londres y Nueva York.
Nat Bartels. (2005). Lingüística Aplicada y Formación de Profesores de Idiomas. Edición Springer. EE. UU.
Wright, Sue. (2004.) Política lingüística y planificación lingüística: del nacionalismo a la globalización.Palgrave Macmillan Edition. Reino Unido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Taoufik Chakkor, Zacaria Charia, Lahiala Abdelfattah

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.