PLURILINGUISMO

HORIZONTES COGNITIVOS COM UM TOQUE DE ALIENAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11197

Palavras-chave:

Identidade, Idioma, Multilinguismo, Alienação, Globalização, Covid-19

Resumo

A identidade é exteriorizada em uma variedade de formas e está intimamente relacionada à linguagem. Essa relação é caracterizada por sua natureza problemática quando somada ao multilinguismo que encontramos enraizado tanto nos indivíduos quanto nas sociedades, e que influencia, especialmente, a abertura de novos horizontes cognitivos, bem como a construção da harmonia social, diante da assustadora globalização que impera no mundo de um extremo a outro. Isso pode ser concretizado pelo impacto do fenômeno da globalização à luz dos valores conflitantes e das referências às identidades e especificidades culturais. Outro fato importante é a Covid19, a pandemia que deu origem a uma crise cultural e de identidade global na qual muitos padrões da vida cotidiana foram perdidos. E aqui aparece a racionalização do campo linguístico, especialmente durante e após a pandemia. É um pré-requisito para o desenvolvimento e o progresso, a começar pelo fato de que o idioma é a identidade de toda sociedade e porque expressa sua cultura, pensamento, história e esperanças, e qualquer confusão em seu uso social cria um caos linguístico e cultural que afeta negativamente a identidade do indivíduo e da sociedade. O idioma, aqui, não é apenas palavras, mas refere-se ao pensamento. Além disso, a identidade, à luz dos conflitos ideológicos e religiosos, não se limita mais a um problema ontológico no qual o indivíduo questiona os fins últimos da existência e suas causas, mas é vista como uma referência ao significado que é formado pelo indivíduo por meio da sociedade, dos acréscimos e das acumulações sócio-históricas. No entanto, apesar das frequentes exortações ao uso da língua materna e ao seu melhor gerenciamento de forma consistente com a constituição, percebe-se que a mídia, os discursos oficiais e outros não prestaram atenção clara a isso, causando assim um caos linguístico completo e perpetuando a dependência da mídia em relação ao exterior, e tudo isso tem um impacto negativo na identidade nacional. Uma mistura linguística provocativa em todos os sentidos; então, com que desenvolvimento podemos sonhar à luz da negligência linguística? Nesse contexto, esta pesquisa tentará responder ao seguinte problema crucial: Como conciliar a espada de novos horizontes cognitivos e o muro da alienação? Levando em conta a porosidade do conceito de identidade e sua multiplicidade de manifestações como um conceito vivo no âmbito da formação por meio da evolução que gera o diálogo e o conflito de identidades no âmbito de seus múltiplos contextos.

Biografia do Autor

Taoufik Chakkor, Université Abdelmalek Essaadi Maroc

Facultad de Letras y Ciencias Humanas, Martil: Martil, Martil, MA
Profesor (Ministerio de Educación Nacional)

Zacaria Charia, Université Abdelmalek Essaadi Maroc

Université Abdelmalek Essaadi: Tetouan, Tetuán, MA
Doctor, Profesor Habilitado titular (Lengua y Literatura Hispánicas)

Lahiala Abdelfattah, Université Abdelmalek Essaadi

Laboratoire sciences de l'information, de la communication et du discours. ENS -Tétouan, Université Abdelmalek Essaadi Maroc

Referências

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Publicado

2023-11-06

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