MARKETING ESTRATÉGICO EM UM AMBIENTE DE MERCADO DINÂMICO:

ABORDAGENS ADAPTATIVAS, ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E IMPLEMENTAÇÃO DE INOVAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11273

Palavras-chave:

Inovações, A infraestrutura, Indicadores, Avaliações, Perspectivas Europeias

Resumo

O artigo é dedicado ao estudo dos papéis estratégicos do marketing no contexto de mercados dinâmicos. Examina os métodos e abordagens que as empresas podem utilizar para obter vantagens competitivas nestas circunstâncias. O artigo destaca a importância do marketing estratégico no contexto dos negócios modernos e explora abordagens adaptativas para o desenvolvimento de estratégias de marketing. Além disso, os autores analisam os resultados de três classificações principais de inovação, o Índice Global de Inovação (GII), o Painel Europeu de Inovação (EIS) e o Índice de Inovação Bloomberg, para identificar as deficiências e perspectivas do desenvolvimento inovador da Ucrânia. O artigo apresenta a dinâmica das mudanças na participação de bens, obras e serviços criativos no volume total de bens expedidos. Os autores identificam desvantagens e perspectivas para o desenvolvimento inovador com base no estado actual da economia da Ucrânia. Além disso, o artigo analisa as tendências gerais da dinâmica do mercado, o impacto das inovações tecnológicas no ambiente de negócios, a difusão da globalização no mundo moderno e como esses fatores afetam o marketing estratégico. É dada especial atenção aos métodos de análise e previsão de tendências, bem como à importância da inovação no marketing estratégico. A pesquisa fornece exemplos de implementação bem-sucedida de estratégias inovadoras em vários setores empresariais. Os autores apresentam as perspectivas de desenvolvimento inovador na Ucrânia. Estas perspectivas oferecem muitas oportunidades para um maior crescimento e competitividade à escala global. A avaliação estatística dos resultados da pesquisa mostrou a reprodutibilidade e confiabilidade dos dados obtidos.

Biografia do Autor

Inna Klimova, Zhytomyr Ivan Franko State University, Zhytomyr, Ukraine

Zhytomyr Ivan Franko State University, Zhytomyr, Ukraine

Inna Hordieieva , Ukrainian State University of Science and Technologies, Dnipro, Ukraine

Ukrainian State University of Science and Technologies, Dnipro, Ukraine

Nataliia Sereda, Kherson State Agrarian and Economic University, Kropyvnytskyi, Ukraine

Kherson State Agrarian and Economic University, Kropyvnytskyi, Ukraine

Olha Pashchenko, Zhytomyr Polytechnic State University, Zhytomyr, Ukraine

Zhytomyr Polytechnic State University, Zhytomyr, Ukraine

Ignacy Petecki, Social Sciences Akademy, Lodz, Poland

Social Sciences Akademy, Lodz, Poland

Referências

Buhamdi, S., Al Saeed, F., Diab-Bahman, R., Alkandari, A. (2023). Exploratory research semiotics & globalization-exploring the marketing landscape of Kuwait. Journal of Management Information & Decision Sciences, 26.

Choe, J. Y., Kim, J. J., Hwang, J. (2021). Innovative marketing strategies for the successful construction of drone food delivery services: Merging TAM with TPB. Journal of Travel & Tourism Marketing, 38(1), 16-30.

Dinesh, K. K., Sushil. (2019). Strategic innovation factors in startups: results of a cross-case analysis of Indian startups. Journal for Global Business Advancement, 12(3), 449-470.

Franco-Ángel, M., Awad Urbano, M. R. (2022). An Analysis of Marketing Strategy in Small-and-Medium-sized Colombian Enterprises. Estudios Gerenciales, 38(165), 493-506.

Harini, H., Wahyuningtyas, D. P., Sutrisno, S., Wanof, M. I., Ausat, A. M. A. (2023). Marketing Strategy for Early Childhood Education (ECE) Schools in the Digital Age. Jurnal Obsesi: Jurnal Pendidikan Anak Usia Dini, 7(3), 2742-2758.

Harini, H., Wahyuningtyas, D. P., Sutrisno, S., Wanof, M. I., Ausat, A. M. A. (2023). Marketing Strategy for Early Childhood Education (ECE) Schools in the Digital Age. Jurnal Obsesi: Jurnal Pendidikan Anak Usia Dini, 7(3), 2742-2758.

Hong, A., Li, X., Wang, Y., Shi, M. (2023). Can customization promote product innovation in the global B2B market? Evidence from export manufacturing firms from emerging markets. International Marketing Review.

Hunt, S. D., Madhavaram, S. (2020). Adaptive marketing capabilities, dynamic capabilities, and renewal competences: The “outside vs. inside” and “static vs. dynamic” controversies in strategy. Industrial Marketing Management, 89, 129-139.

Kahn, K. B. (2018). Understanding innovation. Business Horizons, 61(3), 453-460.

Kar, S. K., Harichandan, S. (2022). Green marketing innovation and sustainable consumption: A bibliometric analysis. Journal of Cleaner Production, 361, 132290.

Khan, H. (2020). Is marketing agility important for emerging market firms in advanced markets? International Business Review, 29(5), 101733.

Kobielieva, A. (2023). Innovative activities of Ukraine in world ratings. Current development trends of financial and innovation and investment processes in Ukraine, 173.

Kumar, V., Rahman, Z., Kazmi, A. A. (2013). Sustainability marketing strategy: An analysis of recent literature. Global Business Review, 14(4), 601-625.

Morgan, N. A., Whitler, K. A., Feng, H., & Chari, S. (2019). Research in marketing strategy. Journal of the Academy of Marketing Science, 47, 4-29.

Neolaka, A. M. Y., Faulina, M., Akromah, P., Novilasari, T. A., Napitupulu, R. H. M. (2023). Marketing strategy using swot analysis (case study: stima IMMI). Jurnal Ekonomi, 12(02), 1650-1659.

Nozdreva, R., Konina, N., Ponomareva, E. (2023). Marketing in Global Business. In World Economy and International Business: Theories, Trends, and Challenges, 707-720. Cham: Springer International Publishing.

Pegan, G., Vianelli, D., De Luca, P. (2020). International Marketing Strategy. Springer International Publishing, Cham, 10, 978-3.

Rashkova, Y., Moi, L., Marku, E., Cabiddu, F. (2023). Online integrated marketing communication strategies of international brands: standardization vs. adaptation approaches. Journal of Marketing Communications, 1-24.

Roh, T., Noh, J., Oh, Y., Park, K. S. (2022). Structural relationships of a firm's green strategies for environmental performance: The roles of green supply chain management and green marketing innovation. Journal of cleaner production, 356, 131877.

Sabadash, V., Lysko, V. (2023). Studies on Adsorption of Petroleum Products under Static Conditions. Journal of Ecological Engineering, 24(10).

Sala, D., Bashynska, I., Pavlova, O., Pavlov, K., Chorna, N., Chornyi, R. (2023). Investment and Innovation Activity of Renewable Energy Sources in the Electric Power Industry in the South-Eastern Region of Ukraine. Energies, 16(5), 2363.

Shelomentsev, A. G., Goncharova, K. S., Stepnov, I. M., Kovalchuk, J. A., Lan, D. H., Golov, R. S. (2021). Strategic innovation as a factor of adaptation of national economies to the development of global value chains. Sustainability, 13(17), 9765.

Sudirjo, F. (2023). Marketing Strategy in Improving Product Competitiveness in the Global Market. Journal of Contemporary Administration and Management (ADMAN), 1(2), 63-69.

Tarasiuk, A., Verin, O. (2023). Development of innovations in Ukraine. Kherson National Technical University, 139.

Wuisan, D. S., Handra, T. (2023). Maximizing online marketing strategy with digital advertising. Startupreneur Business Digital (SABDA Journal), 2(1), 22-30.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Artigos