FUNCIONAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NACIONAIS E EUROPEUS DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS:
UM ASPECTO COMPARATIVO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11275Palavras-chave:
Educação de adultos, Educação continuada, Educação formal, Educação informal, Educação não formalResumo
Num futuro iminente, prevê-se uma tendência de envelhecimento acelerado em certas profissões, concomitante com a rápida emergência de novos domínios profissionais. Consequentemente, haverá uma maior procura por novos conhecimentos em diversas faixas etárias. A educação de adultos surge como um mecanismo fundamental capaz de responder habilmente a esta exigência. Este estudo examina a evolução dos quadros de educação de adultos na Ucrânia e na Europa, delineando pontos comuns primários e atributos distintivos. Além disso, é realizada uma avaliação do impacto do sistema europeu de educação de adultos na maturação da contraparte nacional. As conclusões revelam que o sistema de educação de adultos na Ucrânia se baseia na orientação fornecida pelos homólogos europeus na sua trajetória de desenvolvimento, aspirando simultaneamente a um rejuvenescimento autónomo e congruente. O quadro legislativo e regulamentar delineado que rege o funcionamento da educação de adultos na nossa nação sublinha a necessidade imperativa de melhorias neste domínio educativo. A necessidade do avanço da aprendizagem ao longo da vida na Ucrânia é sublinhada através de um exame aprofundado de um inquérito sociológico. Os resultados desta análise substanciam a exigência de aumentar a consciência pública sobre o fenómeno da educação de adultos e de promover uma apreciação da natureza sistemática do seu funcionamento. O potencial para o desenvolvimento da educação de adultos na Ucrânia parece promissor; no entanto, devido a restrições objectivas, este potencial ainda não foi plenamente realizado.
Referências
About education (2017). Official website of the Parliament of Ukraine. https://zakon.rada.gov.ua/laws/show/2145-19#Text
Baryshnikov, V. (2019). Adult education is an important factor in the field of employment in modern conditions of decentralization. Institutional transformations of the labour market in the conditions of European integration. Collection of materials of reports and theses of the International Scientific and Practical Conference. Institutional transformations of the labour market in the conditions of European integration, Kyiv.
Daniele, L., Franzosi, C., Nobili, D. (2017). Adult Learning in Italy: Historical Context and Perspectives for a New Provision. In: Latiner Raby, R., Valeau, E. (eds) Handbook of Comparative Studies on Community Colleges and Global Counterparts. Springer International Handbooks of Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-38909-7_9-1
European Communities: A Memorandum on Lifelong Learning, issued in 2000 (2017), UIL, August 17. https://uil.unesco.org/document/european-communities-memorandum-lifelong-learning-issued-2000
Heimlich, & Behr (2011). Inklusion von Menschen mit Behinderung in der Erwachsenenbildung.
Honcharuk A. (2012). Informal education of adults in EU countries. Pedagogical sciences, 54.
Istruzione degli Adulti (2023). Mi – Ministero Dell’istruzione. Ministero dell'Istruzione e del Merito. Retrieved October 15. https://www.miur.gov.it/istruzione-degli-adulti
Krystopchuk, T. (2021). Adult education in the context of modern continuous education in the Italian Republic: education and upbringing. Innovation in education., 13(2).
Loboda, O. (2018). Professional training of foreign language teachers in the Republic of Bulgaria. Educational space of Ukraine, 12(12).
Ohienko, O. (2020). European dimensions of educational policy in the field of adult education. Bulletin of the UNESCO Department "Continuous Professional Education of the 21st Century", 1.
Prokopiv, L., Stinska, V. (2022). Lifelong education: foreign experience national practice. Ministry of Education and Science of Ukraine. Prykarpattia National University named after Vasyl Stefanyk. Ivano-Frankivsk. "NAIR" 2022. http://lib.pnu.edu.ua:8080/bitstream/123456789/14883/1/%D0%9E%D1%81%D0%B2%D1%96%D1%82%D0% B0%20%D0%B2%D0%BF%D1%80%D0%BE%D0%B4%D0%BE%D0%B2%D0%B6%20%D0%B6%D0%B8%D1%82% D1%82%D1%8F.pdf
Pukhovska, L. (2013). Cooperation in the field of professional education in Europe: history, current state, ways of development. Scientific notes of the Institute of Vocational and Technical Education of the National Academy of Sciences of Ukraine, 6.
Rainer, B., Nettke, T., Schütz, J. (2015). Lebenslanges Lernen als Erziehungswissenschaft. wbv Media GmbH & Company KG.
Róbert, P. (n.d.). Predicting the probabilities of participation in formal adult education in Hungary. SP2 – national report’. LLL2010 Working Paper, 69, Institute for International and Social Studies, Tallinn University.
Róbert, P. (n.d.). The sociodemographic obstacles to participating in lifelong learning across Europe’. in Riddel S., Markowitsch J., and Weedon E. (eds), Lifelong learning in Europe. Equity and efficiency in the balance, Bristol: The Policy Press.
Rusakova, O., Tamozhska, I., Tsoi, T., Shvay, R., & Kapelista, I. (2023). The Changes in Teacher-Student Interaction and Communication in Higher Education Institutions Due to the Covid-19 Pandemic. Journal of Curriculum and Teaching, 12(2), 166. https://doi.org/10.5430/jct.v12n2p166
Savenko, O., Kaitanovska, O., Shnyukova, I. (2022). World innovations in professional training of adults. Problems of education, 1(96).
Sergeyeva, O. (2014). Priority trends in the development of adult education in the educational policy of the European Union. [Dis. Ph.D. ped. sciences]. Kyiv University was named after Borys Grinchenko. Kyiv.
Silke Schreiber-Barsch (2015). Adult and Continuing Education in France. Bielefeld: W. Bertelsmann Verlag.
State policy in the sphere of adult education in Ukraine 2021. Report based on research results (n.d.). https://www.dvv-international.org.ua/fileadmin/files/eastern-neighbors/Ukraina_pics/Ira/Publications/State_policy_web.pdf.
Terenko, O. (2018). Basic categories of non-formal adult education. Herald of Cherkasy University. Pedagogical sciences, 4.
Top Adult Education Study Programs in Germany for 2023 - 36 programs. (n.d.). Study in Germany for Free. Retrieved October 14. https://programs.studying-in-germany.org/adult-education/
Tymchuk, L. (2017). Adult education in Ukraine is on the way to institutionalization. Territory of success, 4.
United Nations (2023). The 17 sustainable development goals. United Nations. https://sdgs.un.org/goals
Z A KON Z A NA S##R cha V A NE NA Z A E T OST T A (2023). Retrieved October 16. https://www.navet.government.bg/bg/media/ZAKON-ZA-NASARChAVANE-NA-ZAETOSTTA_34.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iryna Tamozhska, Iryna Lehan, Ihor Shcherbak, Daria Suprun, Tetiana Hryhorenko
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.