APLICAÇÕES EDUCACIONAIS DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11649

Palavras-chave:

Educational applications, Modern psychotherapy, Emocional inteligencie, Autism

Resumo

A relevância do estudo decorre da necessidade urgente de uma compreensão moderna e de um trabalho eficaz com pessoas com perturbações do espetro do autismo (PEA). O autismo afecta significativamente as competências sociais, o desenvolvimento emocional e a perceção do mundo deste grupo especial. No contexto clínico moderno, a utilização da inteligência emocional (IE) está a tornar-se uma prioridade para um trabalho optimizado com este público. O estudo tem como objetivo desenvolver e testar uma aplicação para o desenvolvimento da inteligência emocional em pessoas com PEA. Os pais e familiares de crianças com PEA podem utilizar a aplicação como uma ferramenta para o desenvolvimento adicional de competências emocionais em casa. Os criadores de tecnologia podem encontrar na aplicação abordagens inovadoras para a criação de soluções para pessoas com PEA. Os resultados do estudo podem ser de interesse para psicólogos, educadores e organizações que prestam apoio psicossocial e educativo a este grupo. As principais limitações do estudo incluem o número limitado de participantes e a falta de acompanhamento a longo prazo. Os resultados podem servir de base para mais investigação e para o desenvolvimento de novas abordagens de trabalho com este grupo especial. No futuro, é importante investigar como diferentes formas terapias baseadas na IE podem afetar aspectos específicos do desenvolvimento emocional em crianças e adultos com PEA. A possibilidade de integrar a IE nas abordagens e programas terapêuticos existentes é também uma área de investigação futura com o objetivo de desenvolver estratégias de intervenção clínica mais abrangentes e eficazes.

Biografia do Autor

Iryna Omelchenko, National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Kyiv, Ukraine

National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Kyiv, Ukraine

Vadym Kobylchenko, National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Kyiv, Ukraine

National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Kyiv, Ukraine

Alla Dushka , National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Kyiv, Ukraine

National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Kyiv, Ukraine

 

Hanna Suprun , Borys Grinchenko Kyiv Metropolitan University, Kyiv, Ukraine

Borys Grinchenko Kyiv Metropolitan University, Kyiv, Ukraine

Iryna Moiseienko, Municipal Institution of Higher Education “Dnipro Academy of Continuing Education”, Dnipro, Ukraine

Municipal Institution of Higher Education “Dnipro Academy of Continuing Education”, Dnipro, Ukraine

Referências

Baig, S. Change in physical and mental health due to aging: future perspective. Futurity Medicine, v. 2, n. 1, p. 13–23, 2023. Available at: https://doi.org/10.57125/FEM.2023.03.30.02 Accessed on: 15 jan. 2024.

Caronna, E. B.; Milunsky, J. M.; Tager-Flusberg, H. Autism spectrum disorders: clinical and research frontiers. Archives of disease in childhood, v. 93, n. 6, p. 518–523, 2008. Available at: https://doi.org/10.1136/adc.2006.115337 Accessed on: 15 jan. 2024.

Charlton, A. S.; Smith, I. C.; Mazefsky, C. A.; White, S. W. The role of emotion regulation on Co-occurring psychopathology in emerging adults with ASD. J. Autism Dev. Disord, v. 50, n. 7, p. 2585–2592, 2019. Available at: https://doi.org/10.1007/s10803-019-03983-5 Accessed on: 15 jan. 2024.

Cumin, J.; Pelaez, S.; Mottron, L. Positive and differential diagnosis of autism in verbal women of typical intelligence: A Delphi study. Autism, v. 26, n. 5, p. 1153-1164, 2022. Available at: https://doi.org/10.1177/13623613211042719 Accessed on: 15 jan. 2024.

Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 3rd EditionRevised: American Psychiatric Association Pablisher, 1987. Available at: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890420188.dsm-iii-r

Dobrovolska, N.; Moroz, L.; Shpak, M.; Tsekhmister, Ya.; Vovchenko, O. Motivational mechanisms of emotional intelligence development in practicing psychologists. Ad alta: Journal of Interdisciplinary Research, Social Sciences, p. 54-59, 2021.

Drigas, A.; Sideraki, A. Emotional intelligence in autism. Technium Soc. Sci. J., v. 26, p. 80, 2021. Available at: https://heinonline.org/HOL/LandingPage?handle=hein.journals/techssj26&div=8&id=&page= Accessed on: 15 jan. 2024.

Ekman, P. An argument for basic emotions. Cognition and Emotion, v. 6, n. 3, p. 169–200, 1992. Available at: https://doi.org/10.1080/02699939208411068 Accessed on: 15 jan. 2024.

Goleman, D. Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ. 1st ed. US: Bantam Books, 1995.

Hassan, A.; Pinkwart, N.; Shafi, M. Serious games to improve social and emotional intelligence in children with autism. Entertainment computing, n. 38, p. 100417, 2021. Available at: https://doi.org/10.1016/j.entcom.2021.100417 Accessed on: 15 jan. 2024.

Howes, S. S. Emotional Intelligence in Autistic Adults: A Review with Considerations for Employers. Sustainability, v.15, n. 9, p. 7252, 2023. Available at: https://doi.org/10.3390/su15097252 Accessed on: 15 jan. 2024.

Huggins, C. F.; Donnan, G.; Cameron, I. M.; Williams, J. H. Emotional self-awareness in autism: A meta-analysis of group differences and developmental effects. Autism, v. 25, n. 2, p. 307-321, 2021. Available at: https://doi.org/10.1177/1362361320964306 Accessed on: 15 jan. 2024.

Kaminskyy, V.; Viesova, O. Innovative activities in healthcare institutions of the future: models for overcoming dilemmas. Futurity Medicine, v. 1, n. 1, p. 17–26, 2020. Available at: https://doi.org/10.57125/FEM.2022.03.25.02 Accessed on: 15 jan. 2024.

Myers, S. M.; Johnson, C. P. Management of Children With Autism Spectrum Disorders. Pediatrics, vol. 120, no. 5, p. 1162-1182, 29 Oct. 2007. Available from: https://doi.org/10.1542/peds.2007-2362. Accessed: 19 Mar. 2024.

Salovey, P., & Mayer, J. D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, v. 9, n. 3, p. 185–211, 1990. https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG

Papoutsi, C.; Drigas, A.; Skianis, C. Virtual and Augmented Reality for Developing Emotional Intelligence Skills. International Journal of Recent Contributions from Engineering, Science & IT (iJES), vol. 9, no. 3, p. 35, 27 Sept. 2021. Available from: https://doi.org/10.3991/ijes.v9i3.23939. Accessed: 19 Mar. 2024.

Raza, A. Practical aspects of the electronic system functioning in the field of medicine of the future (Pakistan), v. 1, n. 1, p. 45–56, 2022. Available at: https://doi.org/10.57125/FEM.2022.03.25.05 Accessed on: 15 jan. 2024.

Salomone, E.; Bulgarelli, D.; Thommen, E.; Rossini, E.; Molina, P. Role of age and IQ in emotion understanding in Autism Spectrum Disorder: implications for educational interventions. Eur. J. Spec. needs Educ., v. 34, n. 3, p. 383–392, 2019. Available at: doi:10.1080/08856257.2018.1451292 Accessed on: 15 jan. 2024.

Salovey, P.; Mayer, J. D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, v. 9, n. 3, p. 185–211, 1990. Available at: https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG Accessed on: 15 jan. 2024.

Sam, A. M.; Cox, A. W.; Savage, M. N.; Waters, V.; Odom, S. L. Disseminating information on evidence-based practices for children and youth with autism spectrum disorder: afirm. J. Autism Dev. Disord., v. 50, n. 6, p. 1931–1940, 2020. Available at: doi:10.1007/s10803-019-03945-x Accessed on: 15 jan. 2024.

Skura, M.; Świderska, J. The role of teachers’ emotional intelligence and social competences with special educational needs students. European journal of special needs education, v. 37, n. 3, p. 401-416, 2022. Available at: https://doi.org/10.1080/08856257.2021.1885177 Accessed on: 15 jan. 2024.

Trevisan, D. A.; Abel, E. A.; Brackett, M. A.; McPartland J. C. Considerations about how emotional intelligence can be enhanced in children with Autism Spectrum Disorder. Frontiers in Education, v. 6, p. 639736, 2021. Available at: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.639736 Accessed on: 15 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Edição

Seção

Artigos