EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL E SUGESTÕES PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL NA ATUAL DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO CÍVICA DO VIETNÃ
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11984Palavras-chave:
Cidadania global, Educação, Disciplina de educação cívicaResumo
A educação para a cidadania global se tornou um requisito urgente para todos os países no contexto da crescente globalização. A educação para a cidadania global ajuda os alunos a entender questões globais e os equipa com as habilidades necessárias para viver e trabalhar em um mundo diverso e interconectado. Muitos países implementaram programas de educação para a cidadania global, oferecendo experiências e lições valiosas. Este artigo se concentra no estudo da educação para a cidadania global no currículo de educação geral de Cingapura, Coreia do Sul. O artigo estabeleceu que nos quatro países (Cingapura, Vietnã, Coreia do Sul e Austrália), a educação para a cidadania global é muito enfatizada no sistema educacional. Os quatro países em estudo tomaram medidas deliberadas para garantir que seus sistemas educacionais produzam cidadãos que possam se encaixar em qualquer lugar do mundo. Além disso, o artigo observou algumas fraquezas na educação para a cidadania global dos países em estudo, conforme observado por diferentes acadêmicos. Os formuladores de políticas de educação para a cidadania global podem usar as descobertas deste artigo para melhorar os currículos de seus países. Além disso, além de fazer comparações entre os quatro países, o artigo analisou como o Vietnã pode melhorar sua educação para a cidadania global.
Referências
Akkari, A., & Maleq, K. (2019). Global Citizenship: Buzzword or New Instrument for Educational Change? Europe's journal of psychology, 15(2), 176–182. https://doi.org/10.5964/ejop.v15i2.1999
Australia Government - Department of Education, Science and Training. (2005). National Framework for Values Education in Australian Schools. Commonwealth of Australia.
Australia Government. Department of Education, Employment and Workplace Relations. (2011). Values Education and the Australian Curriculum. Commonwealth of Australia.
Buchanan, J., Burridge, N., & Chodkiewicz, A. (2018). Maintaining Global Citizenship Education in Schools: A Challenge for Australian Educators and Schools. Australian Journal of Teacher Education, 43(4), 51-67. http://ro.ecu.edu.au/ajte/vol43/iss4/4
Global Citizenship Foundation. (2022). What is Global Citizenship Education? https://www.globalcitizenshipfoundation.org/about/global-citizenship-education
Hai, N.M. (2022). Integrating Global Citizenship Education in the New General Education Program in Vietnam: Opportunities and Challenges. The JMC Review: An Interdisciplinary Social Science Journal of Criticism, Practice and Theory, 6, 118-141. http://www.jmc.ac.in/the-jmc-review/content/
Le, H.M., & Duong, B.H. (2023). Global citizenship education in Vietnam: Exploring contested terrains for a new ideal citizen. Prospects, 53, 389–405. https://doi.org/10.1007/s11125-021-09593-3
Lissah, N. (2023). Understanding Global Citizenship 1 Understanding Global Citizenship (Discussion Paper). https://www.researchgate.net/publication/367335846_Understanding_Global_Citizenship_1_Understanding_Global_Citizenship_Discussion_Paper/citation/download
Minh, P.H., Trinh, B.M., Duc, N.C. (2021). Human education orientation in some Asian countries and implications for Vietnam. Vietnam Journal of Social Sciences, 4, 50 - 64.
Ministry of Education and Training. (2018). General Education Curriculum – General Program (issued under Circular No. 32/2018/TT-BGDĐT dated December 26th, 2018 of the Minister of Education and Training).
Nga, L.T.Q. (2016). Curriculum and content development of general education in South Korea. Vietnam Journal of Educational Sciences, 115 - 118.
http://vjes.vnies.edu.vn/sites/default/files/131_8.2016_-115-118.pdf
Oanh, N.M. & Nhut, H.X. (2017). Moral education for students in some countries around the world. Van Lang University Journal of Science, 5, 85 - 93.
Oxfam. (2015). Education for global citizenship: A guide for schools. Oxfam.
OXFAM. (2024). WHAT IS GLOBAL CITIZENSHIP? https://www.oxfam.org.uk/education/who-we-are/what-is-global-citizenship/
Phuong, P. T. K., & Nhung, P. T. (2016). Policies on lifelong learning improvement in Korea and lessons-learnt to Vietnam. Vietnam Journal of Educational Sciences, (129), 106 - 109. http://vjes.vnies.edu.vn/sites/default/files/129_6.2016_-106-109.pdf
Singapore Ministry of Education. (2014). Character and citizenship education syllabus. Student Development Curriculum Division.
Singapore Ministry of Education. (2019). Character and Citizenship Education. https://www. moe.gov.sg/news/parliamentary-replies/20221128- character-and-citizenship-education/.
Singapore Ministry of Education. (2019). EU Comes To Your School: Celebrating Cultural Diversity, Broadening Global Perspectives. https://www.moe.gov.sg/news/press-releases/20190513- eu-comes-to-your-school-celebrating-cultural-diversitybroadening-global-perspectives/
Thai, L.V., Lien, N.H., Quynh, B.D., Hanh, H.P., Thatch, N.L., Thuy, D.T.T., & Vinh, L.A. (2020). Evaluation of global citizenship education in the Vietnamese school context. Vietnam Journal of Educational Sciences.
The Global Goals. (nd.). Goal 4: Quality Education: Ensure Inclusive and Equitable Quality Education and Promote Lifelong Learning Opportunities for All. https://www.globalgoals.org/goals/4-quality-education/
Toan, N. T., & Nga, L. T. Q. (2020). Industrial Revolution 4.0 and Global Citizenship Education in Vietnam Today. Advances in Social Sciences Research Journal, 7(3), 341-351. DoI:10.14738/assrj.73.7984
Unesco. (2015). Global citizenship education: Topics and learning objectives. Unesco.
UNESCO. (2024 May 7). What you need to know about global citizenship education. https://www.unesco.org/en/global-citizenship-peace-education/need-know.www.oxfam.org.uk/education/global-citizenship.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pham Thi Thuy Van
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.