CTS-Arte: uma possibilidade de utilização da arte em aulas de Ciências

Autores

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Gl Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.18316/1241

Palavras-chave:

CTS-Arte. Vik Muniz. O lixo extraordinário.

Resumo

O presente trabalho busca discutir a abordagem CTS-Arte, uma proposta construída no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física na UERJ, que se propõe como uma prática pedagógica que valoriza a diversidade cultural e possibilita um maior diálogo entre a cultura científica e a cultura humanística. Após formalizar as discussões, apresentamos o relato de uma pesquisa feita em uma turma de 1º ano do ensino médio durante a aula de química, que se utilizou da obra do artista plástico Vik Muniz para discussões sociocientíficas sobre o lixo, por meio de um debate realizado em um ambiente virtual e apresentada à produção dos estudantes.

Palavras-chave: CTS-Arte. Vik Muniz. O lixo extraordinário.

STS-Art: one possibility of using artin science classes

Abstract

The present article discusses the approach STS-Art, a proposal developedby a Research Group on Physics Teaching at UERJ, which is proposed asa pedagogical practice that values cultural diversity and enables a greater dialogue between  the scientific and humanistic cultures. The search for new practices that propose dialogue and understanding between all existing cultures in school environment, are obstacles to be surpassedby education in sciences. After formalizing the discussions, we presented a research and its results developed in a high school during a regularchemistry class that used a work created by the plastic artist Vil muniz, to a social -scientific talk about Garbage. A debate was performed in a virtual enviroment and presented as a production to the students.

Keywords: STS-Art. Vik Muniz. Waste Land.

Downloads

Edição

Seção

Artigos