Avaliação do ciclo de vida da Unidade Protótipo para produção de artesanato em pedra-sabão

Autores

  • Líllian Maria Borges Domingos Centro de Tecnologia Mineral, RJ/Consultora.
  • Zuleica Carmen Castilhos Centro de Tecnologia Mineral, RJ/Pesquisadora.
  • Edison Dausacker Bidone Universidade Federal Fluminense, RJ/docente. Universidade Federal do Maranhão, MA/docente. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS/Orientador.
  • Patricia Correia de Araújo Centro de Tecnologia Mineral, RJ/Servidora Pública. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/aluna.
  • Renatah Correia da Fonseca Correia Universidade Federal Fluminense, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3107

Palavras-chave:

Ciclo de vida. Pedra-sabão. Tecnologias limpas.

Resumo

Este trabalho avaliou o ciclo de vida de uma unidade protótipo para produção de peças artesanais em pedra-sabão, instalada na comunidade de Mata dos Palmitos, em Minas Gerais, através de uma metodologia de balanço de massa entre as entradas e saídas de matéria-prima, água e energia do sistema, baseando-se nas orientações da ABNT NBR ISO 14040:2009 Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. O empreendimento mostrou-se sustentável quanto ao seu principal objetivo, que é a melhoria da qualidade de vida dos artesãos locais pela supressão da poeira mineral através da implementação de tecnologias limpas, além de melhorar a qualidade ambiental e reduzir a demanda de água bruta através do reuso.

Palavras-chave: Ciclo de vida. Pedra-sabão. Tecnologias limpas.

Biografia do Autor

Líllian Maria Borges Domingos, Centro de Tecnologia Mineral, RJ/Consultora.

Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na área de Corrosão; Consultora no Centro de Tecnologia Mineral no Laboratório de Especiação de Mercúrio Ambiental - LEMA pertencente à Coordenação de Processos Minerais – COPM.

Zuleica Carmen Castilhos, Centro de Tecnologia Mineral, RJ/Pesquisadora.

Doutora em Geociências pela Universidade Federal Fluminense; Pesquisadora do Centro de Tecnologia Mineral e líder de grupo de pesquisa NARAH – Núcleo de Avaliação de Risco Ambiental e Humano.

Edison Dausacker Bidone, Universidade Federal Fluminense, RJ/docente. Universidade Federal do Maranhão, MA/docente. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS/Orientador.

Doutor pelo Institut National Polytechnique de Lorraine - Nancy – France; Professor do curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal Fluminense, do Programa da Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas da Universidade Federal do Maranhão e orientador credenciado do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Patricia Correia de Araújo, Centro de Tecnologia Mineral, RJ/Servidora Pública. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/aluna.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Práticas em desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Servidora pública do Laboratório de Especiação de Mercúrio Ambiental do Centro de Tecnologia Mineral - CETEM/MCTI.

Renatah Correia da Fonseca Correia, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Engenheira Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2018-01-05

Edição

Seção

Artigos