Avaliação do ciclo de vida da Unidade Protótipo para produção de artesanato em pedra-sabão

Líllian Maria Borges Domingos, Zuleica Carmen Castilhos, Patricia Correia de Araújo, Renatah Correia da Fonseca Correia, Edison Dausacker Bidone

Resumo


Este trabalho avaliou o ciclo de vida de uma unidade protótipo para produção de peças artesanais em pedra-sabão, instalada na comunidade de Mata dos Palmitos, em Minas Gerais, através de uma metodologia de balanço de massa entre as entradas e saídas de matéria-prima, água e energia do sistema, baseando-se nas orientações da ABNT NBR ISO 14040:2009 Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. O empreendimento mostrou-se sustentável quanto ao seu principal objetivo, que é a melhoria da qualidade de vida dos artesãos locais pela supressão da poeira mineral através da implementação de tecnologias limpas, além de melhorar a qualidade ambiental e reduzir a demanda de água bruta através do reuso.

Palavras-chave: Ciclo de vida. Pedra-sabão. Tecnologias limpas.


Palavras-chave


Ciclo de vida. Pedra-sabão. Tecnologias limpas.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT NBR ISO 14040. Gestão Ambiental: Avaliação do Ciclo de Vida – Princípios e Estrutura. Rio de Janeiro, 2009, p. 21.

ARAUJO, P. C.; CASTILHOS, Z.C. Tecnologias limpas para a arte em pedra-sabão: o caso de Mata dos Palmitos, Ouro Preto, Minas Gerais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015, p. 47.

CASTILHOS, Z. C.; ARAUJO, P. C. Tecnologias limpas para a arte em pedra-sabão: o caso de Mata dos Palmitos, Ouro Preto, Minas Gerais. In: BRANQUINHO, C. L. S. (Ed.). CETEM 35 anos: Criatividade e Inovação. Rio de Janeiro: Centro de Tecnologia Mineral, 2014, p. 320.

NETTO, A.; FERNANDEZ, M. F.; ARAUJO, R.; ITO, A. E. Manual de Hidráulica. 8 ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1998.

SANTOS, R. C. P. Análise dos entraves para a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de base mineral da pedra-sabão na região de Ouro Preto, Minas Gerais. (Dissertação de Mestrado) - Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.

SENAI. Questões ambientais e produção mais limpa. Porto Alegre, 2003, p. 126.

SENAI. Implementação de Programas de Produção Mais Limpa. Porto Alegre, 2003, p. 42.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3107

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PORTAIS & INDEXADORES:

Academic IndexAcademic IndexAcademic Index