Avaliação do ciclo de vida da Unidade Protótipo para produção de artesanato em pedra-sabão
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3107Palavras-chave:
Ciclo de vida. Pedra-sabão. Tecnologias limpas.Resumo
Este trabalho avaliou o ciclo de vida de uma unidade protótipo para produção de peças artesanais em pedra-sabão, instalada na comunidade de Mata dos Palmitos, em Minas Gerais, através de uma metodologia de balanço de massa entre as entradas e saídas de matéria-prima, água e energia do sistema, baseando-se nas orientações da ABNT NBR ISO 14040:2009 Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. O empreendimento mostrou-se sustentável quanto ao seu principal objetivo, que é a melhoria da qualidade de vida dos artesãos locais pela supressão da poeira mineral através da implementação de tecnologias limpas, além de melhorar a qualidade ambiental e reduzir a demanda de água bruta através do reuso.
Palavras-chave: Ciclo de vida. Pedra-sabão. Tecnologias limpas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.