"Cisne Negro": metamorfoses constituidoras do aprender

Autores

  • Daniel Felipe Jacobi Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, RS.
  • Adilson Cristiano Habowski Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, RS.
  • Elaine Conte Centro Universitário La Salle de Canoas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3213

Palavras-chave:

Cisne Negro. Caos. Cosmos. Metamorfose do aprender.

Resumo

O presente estudo analisa a obra cinematográfica “Cisne negro” em sua linguagem simbólica, que nos traz concepções estéticas e visões de mundo, de cultura, de ser humano, bem como questões que nos levam a pensar na inter-relação entre o caos e a força cósmica, possibilitando aprender a partir de nossas limitações e deficiências. Trata-se de uma abordagem hermenêutica que interpreta e compreende o conjunto do filme em suas contradições como uma possibilidade de estabelecer um contraponto entre o cosmos e o caos. Nesse sentido, apresentamos questões subjacentes ao filme que refletem alguns problemas projetados na contemporaneidade e na própria metamorfose do aprender, que vão desde o sacrifício das pessoas em função de um modelo ou um padrão desumano de perfeição, até o extremo da destruição e estranhamento de si pela constituição humana imperfeita e inacabada, o que pressupõe a necessidade de uma aprendizagem evolutiva e solidária.

Palavras-chave: Cisne negro. Caos. Cosmos. Metamorfose do aprender. 

Biografia do Autor

Daniel Felipe Jacobi, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, RS.

Licenciado em Teologia pela Universidade La Salle, Canoas/RS. Bolsista FAPERGS – PROBIC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Adilson Cristiano Habowski, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, RS.

Graduado em Teologia pela Universidade La Salle. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq e bolsista da FAPERGS.

Elaine Conte, Centro Universitário La Salle de Canoas, RS.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora pesquisadora no curso de Mestrado e Doutorado da Universidade La Salle. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

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Publicado

2018-01-05

Edição

Seção

Artigos