Vivenciando ciência através de atividades diferenciadas: conhecimento local sobre plantas medicinais em escola urbana

Autores

  • Leandro Encarnação Garcia Universidade Estadual Paulista, SP.
  • Samuel Molina Schnorr Universidade de São Paulo, SP.
  • Camila Alvez Islas Universidade Estadual de Campinas, SP.
  • Adriana Lourenço da Silva Universidade Federal de Pelotas, RS.
  • Giovana Duzzo Gamaro Universidade Federal de Pelotas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3315

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Ensino de botânica. Atividades diferenciadas. Conhecimento local urbano.

Resumo

Este trabalho visou desenvolver junto aos professores de ciências de uma escola urbana, atividades diferenciadas para o ensino de ciências. Experiência realizada em três turmas de 5ª série, propondo trabalhar conteúdos de botânica através do conhecimento sobre plantas medicinais das famílias dos alunos participantes. Com essa proposta, a partir de 170 espécimes de plantas, os alunos puderam experenciar partes do processo científico, trabalhar o conteúdo curricular e habilidades pessoais. Foi possível, ainda, contextualizar o aprendizado, estimular a troca e promover a reconstrução do conhecimento científico pelos alunos, comunidade e professores, valorizando os saberes locais. Além disso, promoveu a educação científica, estimulando um comportamento reflexivo, ativo e questionador dos alunos em um processo de aprendizagem contextualizadora na reconstrução dos saberes envolvidos nessa trama.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Ensino de botânica. Atividades diferenciadas. Conhecimento local urbano.

Biografia do Autor

Leandro Encarnação Garcia, Universidade Estadual Paulista, SP.

Doutorando em Ciência Animal pelo PPG em Ciência Animal, Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - ­UNESP.

Samuel Molina Schnorr, Universidade de São Paulo, SP.

Doutorando em Educação pelo PPG em Educação da Universidade de São Paulo – USP.

Camila Alvez Islas, Universidade Estadual de Campinas, SP.

Doutoranda em Ecologia pelo PPG em Ecologia da Universidade Estadual de Campinas.

Adriana Lourenço da Silva, Universidade Federal de Pelotas, RS.

Professora Dra. adjunta no departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFPel.

Giovana Duzzo Gamaro, Universidade Federal de Pelotas, RS.

Professora Dra. adjunta do departamento de Bioquimica da UFPEL.

Referências

ALMEIDA, D. C. O.; REZENDE, A. R.; LARIUCCI, C. M. T.; MAGALHÃES, S. G.; MINUCCI, L. V. Diagnóstico do conhecimento dos alunos sobre o conteúdo de ciências em escolas públicas estaduais de Ituiutaba-MG. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL: POLÍTICA, GESTÃO E EDUCAÇÃO e IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO. Anais... Ituiutaba, Minas Gerais, 2008.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. In: SEMINÁRIO IBÉRICO CTS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. Las Relaciones CTS en la Educación Científica, v. 4, 2006.

BAPTISTA, G. C. S. A contribuição da Etnobiologia para o ensino e a aprendizagem de Ciências: estudo de caso em uma escola pública do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, Bahia, 2007.

BERKES, F.; FOLKE, C.; GADGIL, M. Traditional ecological knowledge, biodiversity, resilience and sustainability. Biodiversity conservation, Springer Netherlands, p. 281-299, 1995.

BERKES, F. Sacred Ecology: Traditional Ecological Knowledge and Resource Management. Taylor and Francis. Philadelphia and London, 1999.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Bourdieu – Sociologia: coleção grandes cientistas sociais. São Paulo: Ática, 1983, v. 39, p. 122-155.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto - Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FONTES, M.; SCHOEREDER, J. H.; BARBOSA, W. A. Construindo uma proposta metodológica de pesquisa participativa a partir do diálogo entre Educação do Campo e Etnobiologia. Revista Diálogos, v. 12, 2011.

FAGUNDES, S. M. K. Produções em educação em ciências sob a perspectiva CTS. Encontro nacional de pesquisadores em educação em ciências, Santa Catarina, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 144.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 3, 1987.

GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUERRA, L. B.; PEREIRA, A. H.; LOPES, M. Z. Neuroeduca: inserção da neurobiologia na educação. In: 7º ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Anais... Belo Horizonte, 2004.

HABERMAS, J. Técnica e ciência enquanto “ideologia”. In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W.; HABERMAS, J. (Orgs.) Textos escolhidos. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EDUSP, 1987.

LIMA, R. Ensino sem vergonha. Revista Espaço Acadêmico, n. 118, 2011.

LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2 ed. São Paulo: Instituto Plantarum, 2008.

MARQUES, F. S.; CARVALHO, L. M. Os trabalhos de campo em Biologia e a formação do cidadão. Coletânea do VI encontro perspectiva do ensino de biologia, São Paulo, p. 213-216, 1997.

MATOS, E. C. A. Ensino de Ciências pautado nas relações culturais com o ambiente para a educação do campo. Ensino em Re-Vista, v. 22, n. 2, 2016.

MOREIRA, R. D. C. T.; COSTA, L. D. B.; COSTA, R. C. S.; ROCHA, E. A. Abordagem etnobotânica acerca do uso de plantas medicinais na Vila Cachoeira, Ilhéus, Bahia, Brasil. Acta farmacêutica bonaerense, v. 21, n. 3, p. 205-2011, 2002.

NASCIMENTO, T. G.; LINSINGEN, I. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergência, v. 13, n. 42, p. 95-116, 2006.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, USP - São Paulo, v. 1, n. 3, 1996.

NOEL, J. Moving teacher education into urban schools and communities: prioritizing community strengths. Routledge: New Yotk and London, 2013.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência e educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. A hipótese e a experiência científica em educação em ciências: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 253-262, 2002.

REZENDE, A. R.; ROSADO, R. F.; MELO, L. L. D., ARAÚJO, A. A. C., NASCIMENTO, V. A. Leitura, escrita e ciências no ensino fundamental. In: IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, VI ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E VIII MOSTRA DE EXTENSÃO. Anais... Ituiutaba, Minas Gerais, 2007.

ROSA, M.; OREY, D. C. Aproximando diferentes campos de conhecimento em educação: a etnomatemática, a etnobiologia e a etnoecologia. Vidya, v. 34, n. 1, 2014.

RUSSI, A.; ALVAREZ, J. Na escola os saberes tradicionais: etnoeducação, cultura e patrimônio. Mouseion, v. 23, 2016.

SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131, mar. 2008.

SIQUEIRA, A. B.; PEREIRA, S. M. Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia. Revista eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 31, n. 2, p. 247-260, 2014.

DE SOUZA, L. S.; DE CARVALHO B, A. M. P. Ensino de Ciências e formação da autonomia moral, 2005.

TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência e educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.

TRIVELATO, S. L. F. Ensino de Ciências e o movimento CTS (Ciências/Tecnologia/Sociedade). Coletânea da 3ª Escola de Verão para professores de prática de Ensino de Física, Química e Biologia, p. 122-130, 1995.

ZIMAN, J. M. Teaching and learning about science and society. Cambridge University Press, 1980.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Edição

Seção

Artigos