Vivenciando ciência através de atividades diferenciadas: conhecimento local sobre plantas medicinais em escola urbana
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3315Palavras-chave:
Ensino de ciências. Ensino de botânica. Atividades diferenciadas. Conhecimento local urbano.Resumo
Este trabalho visou desenvolver junto aos professores de ciências de uma escola urbana, atividades diferenciadas para o ensino de ciências. Experiência realizada em três turmas de 5ª série, propondo trabalhar conteúdos de botânica através do conhecimento sobre plantas medicinais das famílias dos alunos participantes. Com essa proposta, a partir de 170 espécimes de plantas, os alunos puderam experenciar partes do processo científico, trabalhar o conteúdo curricular e habilidades pessoais. Foi possível, ainda, contextualizar o aprendizado, estimular a troca e promover a reconstrução do conhecimento científico pelos alunos, comunidade e professores, valorizando os saberes locais. Além disso, promoveu a educação científica, estimulando um comportamento reflexivo, ativo e questionador dos alunos em um processo de aprendizagem contextualizadora na reconstrução dos saberes envolvidos nessa trama.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Ensino de botânica. Atividades diferenciadas. Conhecimento local urbano.
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