A formação de professores de Física e o ensino da EJA: uma abordagem crítico-reflexiva

Autores

  • Adeval Alexandre Cavalcante Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/Professor.
  • Rudy Falcão Lopes Universidade Estadual do Maranhão/Professor.
  • Michelle de Sousa Ferreira Secretaria de Estado da Educação do Piauí/Professora
  • Thiago Coelho Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Presidente Dutra/Professor.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.4912

Palavras-chave:

EJA. Ensino de Física. Formação de professores.

Resumo

Falar em Educação de Jovens e Adultos (EJA) não é uma tarefa fácil, principalmente pela grande variedade do público, pois as salas de EJA são bastante heterogêneas. Um dos grandes impasses de se ensinar física na EJA é a carência de referencial bibliográfico nesse ponto, esse trabalho visa contribuir com a discussão sobre a EJA, além de, aferir fatores que afetam o aprendizado nessa modalidade, propor soluções tendo como mecanismo para tal fim a crítica e a reflexão. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas com a primeira de revisão sobre EJA e a segunda na pesquisa de campo com alunos 6º e 8º período do curso de física em que se abordar a formação do professor de física com enfoque sobre o estágio supervisionado. Os resultados mostraram que existe uma fragilidade no estágio supervisionado dedicado a educação de jovens e adultos nos cursos de licenciatura física.

Biografia do Autor

Adeval Alexandre Cavalcante Neto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/Professor.

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, Campus Presidente Dutra, Maranhão.

 

Rudy Falcão Lopes, Universidade Estadual do Maranhão/Professor.

Mestre em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil; Professor da Universidade Estadual do Maranhão.

Michelle de Sousa Ferreira, Secretaria de Estado da Educação do Piauí/Professora

Mestra em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Piauí, Brasil; Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado da Educação do Piauí.

Thiago Coelho Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Presidente Dutra/Professor.

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí e Doutorando em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil; Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Presidente Dutra.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos