A Rede Carioca de Rodas de Samba e a produção independente de música

Autores

  • João Luiz de Figueiredo Escola Superior de Propaganda e Marketing Rio/Professor http://orcid.org/0000-0003-0292-5683
  • Lara Muniz Araújo Escola Superior de Propaganda e Marketing Rio/Bolsista do Programa de Iniciação Científica.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.5217

Palavras-chave:

Rede Carioca de Rodas de Samba. Indústria da música. Produção independente. Samba. Economia criativa.

Resumo

O objetivo do artigo é compreender as estratégias produtivas da produção independente de música no Rio de Janeiro frente às transformações estruturais provocadas na indústria pelo avanço da tecnologia digital. Pela escassez de pesquisas sobre artistas independentes, recorremos ao método de estudo de caso da Rede.Carioca de Rodas de Samba. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os fundadores da Rede e com os realizadores das rodas de samba. Os resultados da pesquisa demonstram que a organização das rodas de samba em uma Rede apresenta-se como uma estratégia relevante para a potencialização da atividade cultural produzida em função do fortalecimento do diálogo com o poder público, porém ainda com inúmeros desafios a serem superados, especialmente com relação à viabilidade comercial das atividades.

Biografia do Autor

João Luiz de Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing Rio/Professor

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa e coordenador do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território na Escola Superior de Propaganda e Marketing Rio.

Lara Muniz Araújo, Escola Superior de Propaganda e Marketing Rio/Bolsista do Programa de Iniciação Científica.

Graduanda em Comunicação Social na Escola Superior de Propaganda e Marketing Rio, Brasil; Bolsista do Programa de Iniciação Científica da ESPM-Rio no projeto de pesquisa intitulado "A (re)organização das bandas independentes na cidade do Rio de Janeiro frente às transformações produtivas na indústria da música: o caso da Rede Carioca de Rodas de Samba".

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos