A Rede Carioca de Rodas de Samba e a produção independente de música

João Luiz de Figueiredo, Lara Muniz Araújo

Resumo


O objetivo do artigo é compreender as estratégias produtivas da produção independente de música no Rio de Janeiro frente às transformações estruturais provocadas na indústria pelo avanço da tecnologia digital. Pela escassez de pesquisas sobre artistas independentes, recorremos ao método de estudo de caso da Rede.Carioca de Rodas de Samba. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os fundadores da Rede e com os realizadores das rodas de samba. Os resultados da pesquisa demonstram que a organização das rodas de samba em uma Rede apresenta-se como uma estratégia relevante para a potencialização da atividade cultural produzida em função do fortalecimento do diálogo com o poder público, porém ainda com inúmeros desafios a serem superados, especialmente com relação à viabilidade comercial das atividades.


Palavras-chave


Rede Carioca de Rodas de Samba. Indústria da música. Produção independente. Samba. Economia criativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v11i24.5217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PORTAIS & INDEXADORES:

Academic IndexAcademic IndexAcademic Index