Sociedade da informação e do conhecimento na União Europeia: prioridades da estratégia de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.18316/524Palavras-chave:
Sociedade da Informação. Sociedade do Conhecimento. Economia do Conhecimento. TIC. União Europeia. Estratégia de LisboaResumo
Atualmente, vivemos na era da “Revolução Digital”. Na verdade, os últimos dez anos têm assistido a uma difusão, sem precedentes, das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Perante a globalização e a celeridade das mudanças tecnológicas, a União Europeia lançou a Estratégia de Lisboa, em 2000, com um objetivo estratégico: “transformar a Europa na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo”. Neste contexto, a Estratégia de Lisboa reconhece a importância das TIC no estímulo à competitividade e à inovação, na sociedade da informação e do conhecimento, e na economia baseada no conhecimento.
Palavras-chave: Sociedade da Informação. Sociedade do Conhecimento. Economia do Conhecimento. TIC. União Européia
Information and knowledge society in the European Union: priorities of Lisbon strategy
Abstratct
Nowadays we live in a ‘Digital Revolution’ era. In fact, the last ten years have witnessed an unprecedented diffusion of Information and Communication Technologies (ICT). Facing globalisation and faster technological change, European Union launched the Lisbon Strategy, in 2000, with a strategic goal: “transforming Europe into the knowledge-based economy more competitive and dynamic in the world”. In this context, the Lisbon Strategy recognises the importance of ICT in stimulating competitiveness and to innovation, in a society of information and knowledge, and in the knowledge-based economy.
Keywords: Information Society. Knowledge Society. Knowledge Economy.ICT; European Union. Lisbon Strategy.
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