Mídia-educação e representações sociais

Autores

  • Wendel Jerônimo de Albuquerque Freire

DOI:

https://doi.org/10.18316/526

Palavras-chave:

Representações Sociais. Mídia-educação. Jornalismo. Conhecimento

Resumo

Na dinâmica das sociedades modernas, a despeito da supremacia técnicocientífica, diversas maneiras de produzir conhecimento se impõem. Este artigo propõe-se a abordar as relações entre formas de conhecimento – as representações sociais, o jornalismo e outras produções midiáticas – e a necessidade de uma educação voltada para a mudança de postura do leitor/espectador e de suas representações, a partir da leitura crítica dos meios de comunicação.

Palavras-chave:Representações Sociais. Mídia-educação. Jornalismo. Conhecimento.

Media education and social representations


Abstract

Within the dynamic of modern societies, in spite of the techno-scientific supremacy, several ways of producing knowledge are imposed. This article aims to address the relations among the ways of knowledge – the social representations, journalism and other media productions - and the need for education focused on a change of the reader’s/viewer’s attitude and their representations through the critical reading of the mass media.

Keywords: Social representations. Media education. Journalism. Knowledge.

Downloads

Publicado

2012-08-27

Edição

Seção

Artigos