Mídia-educação e representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.18316/526Palavras-chave:
Representações Sociais. Mídia-educação. Jornalismo. ConhecimentoResumo
Na dinâmica das sociedades modernas, a despeito da supremacia técnicocientífica, diversas maneiras de produzir conhecimento se impõem. Este artigo propõe-se a abordar as relações entre formas de conhecimento – as representações sociais, o jornalismo e outras produções midiáticas – e a necessidade de uma educação voltada para a mudança de postura do leitor/espectador e de suas representações, a partir da leitura crítica dos meios de comunicação.
Palavras-chave:Representações Sociais. Mídia-educação. Jornalismo. Conhecimento.
Media education and social representations
Abstract
Within the dynamic of modern societies, in spite of the techno-scientific supremacy, several ways of producing knowledge are imposed. This article aims to address the relations among the ways of knowledge – the social representations, journalism and other media productions - and the need for education focused on a change of the reader’s/viewer’s attitude and their representations through the critical reading of the mass media.
Keywords: Social representations. Media education. Journalism. Knowledge.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.