EAD:desafios à docência
DOI:
https://doi.org/10.18316/527Palavras-chave:
Educação à distância. Tecnologias. Docência. Construção do conhecimento. AprendizagemResumo
Este artigo trata da educação à distância como desafio à docência, considerando que se faz necessário construir uma nova cultura de aprendizagem, tendo em vista as demandas sociais atuais, marcadas pela globalização da economia. Acrescenta-se, ainda, que essa era requer do educador avançar além de práticas pedagógicas em que o conhecimento é tratado de forma verticalizada e transmitido linearmente como verdade absoluta, não contribuindo para a formação de uma geração autônoma, crítica e reflexiva. Levando em conta que as TICS – Tecnologias de Informação e Comunicação – cada vez mais estão presentes na vida das pessoas, especialmente dos jovens, não há como negar essa realidade no contexto educacional, que requer diálogo e mudança de atitude de alunos e professores, na construção do conhecimento. Porém, não é suficiente sofisticar apenas os recursos didáticos e a tecnologia. É preciso incrementar a formação docente continuada, com estudos que auxiliem a atender às solicitações para lidar com a sociedade contemporânea. É oportuno, portanto, que as instituições educacionais considerem as contribuições da Educação à Distância.
Palavras-chave: Educação à distância. Tecnologias. Docência. Construção do conhecimento. Aprendizagem.
EAD: challenges to teaching
Abstract
This paper deals with distance education as a challenge to teaching, considering that it is necessary to build a new culture of learning, in view of the current social demands, characterized by economic globalization. It also adds that this era requires the educator to go beyond the traditional pedagogical practice, where knowledge is handled vertically and transmitted linearly as absolute truth, not contributing to the formation of an autonomous, critical and reflective generation. Taking into account that the ICTs - Information and Communication Technologies, are increasingly present in people’s lives, especially among youth, there’s no way to avoid this reality in the educational context. It involves dialog, changing attitudes of both parts, students and teachers, in knowledge construction. However, sophisticating only the didactic resources and its technology is not enough. Teachers also need to take care of their continued training to cope with the demands of contemporary society. The institutions involved in education, in turn, must not lose sight of quality in distance learning model so that students can cope with the competitive labor market.
Keywords: Distance education. Technology. Teaching. Construction of knowledge. Learning.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.