Interfaces com o usuário no Hospital Universitário Pedro Ernesto: agregando princípios didáticos ao projeto

Autores

  • Carlos Gustavo Brandão Corrêa de Castro

DOI:

https://doi.org/10.18316/528

Palavras-chave:

Interface com usuário. Interação Homem-Computador. Engenharia de Software. Sistemas de Informação. Princípios didáticos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma sugestão de como conjugar o projeto de interface com o usuário, atual e bem definido na Engenharia de Software, com princípios didáticos que favoreçam o processo cognitivo de uso de novos sistemas de informação desenvolvidos no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Para tanto, é realizada uma breve apresentação do HUPE e seus desafios para a construção de sistemas de informação, seguida da apresentação de conceitos básicos sobre Interação Homem-Computador (IHC) e suas ligações com o estudo da interface de sistemas. Também são descritos aspectos importantes sobre qualidade de software, particularmente sobre o aspecto da usabilidade e sua influência na construção de interfaces, acrescido de algumas características desejadas no desenvolvimento específico para o HUPE. Finalmente, são apresentados alguns princípios didáticos e suas adaptações ao contexto da construção de interfaces com curvas de aprendizado maiores, e as considerações finais, em que é feita uma análise sintética da proposta.

Palavras-chave: Interface com usuário. Interação Homem-Computador. Engenharia de Software. Sistemas de Informação. Princípios didático.

User interfaces at the University Hospital Pedro Ernesto: addin teaching principles to the project

Abstract

This article aims to present a suggestion of how to combine the process of designing the user interface, actual and well defined in Software Engineering, with teaching principles that support the cognitive process of the user regarding new information systems developed in the Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). To this end, a brief presentation of HUPE and its challenges for the construction of information systems is accomplished, followed by the presentation of basic concepts on Human-Computer Interaction (HCI) and its links with the study of interface systems. Important aspects of software quality, particularly on the aspect of usability and its influence on the construction of interfaces, added to some specific characteristics desired in the development for the HUPE. Finally, some teaching principles and their adaptation to the context of building interfaces with higher learning curves and final considerations, in which a small analysis on the proposal is made, are also described.

Keywords: User Interface. Human-Computer Interaction. Software Engineering. Information Systems. Instructional Principles.

Downloads

Publicado

2012-08-27

Edição

Seção

Artigos